24 de abril de 2024
Saúde

Selênio

Selênio é um mineral micronutriente para todas as formas de vida. Encontrado na água e em vários alimentos, o selênio é um mineral que auxilia biologicamente em diversas funções que conservam a vida.

No organismo humano, o selênio está presente na forma dos aminoácidos selenocisteína e selenometionina. Eles são gerados a partir de reações químicas quando o selênio é ingerido pelo organismo.

Depois, os aminoácidos são incorporados em proteínas, que juntos desempenham uma série de papéis vitais para o bom funcionamento do corpo.
Ou seja, são esses aminoácidos obtidos a partir do selênio que atuam na promoção e melhora da saúde.

Precisa ser ingerido diariamente, mas como o cuidado para evitar tanto o excesso quanto a carência.

Em especial, como um antioxidante poderoso no organismo. Que é capaz de prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.
A ação antioxidante deste mineral ainda serve para prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Também serve para fortalecer e melhorar o funcionamento do sistema imunológico do organismo. Em especial, ele atua na prevenção e combate de infecções virais (inclusive, está sendo estudado como agente no combate ao novo coronavírus).

Ele também serve para ajudar a perder peso com mais facilidade, devido seu papel na melhora do funcionamento da tireóide.
Fernando Gabeira

Jornalista e escritor. Escreve atualmente para O Globo e para o Estadão.

Jornalista e escritor. Escreve atualmente para O Globo e para o Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Torcicolo

Saúde

Cuidados com a pele