Pazuello foi nomeado Secretário de Estudos Estratégicos. Agora vai.
Um homem de visão que vai descortinar os horizontes do Brasil. É uma escolha que mostra como Bolsonaro dá importância aos temas estratégicos, que dizem respeito às novas gerações.
Enquanto isso, comentei o tema no podcast de hoje, o Exército não se manifesta sobre a sua punição. Dois temas convergentes: a desmoralização do regulamento do Exército e a desmoralização de estudos estratégicos.
Vi o longo depoimento da Dra. Nise Yamaguchi, defensora da cloroquina com ares científicos.
Foi demolida por duas intervenções. Uma mais superficial que mostrou sua ignorância no que é um vírus, como se difere de um protozoário, quando surgiu o coronavírus, etc.
Mas o momento mais forte aconteceu quando o senador Alexandre Vieira fez suas perguntas. Ele alinhou 14 estudos publicados em revistas de alto nível científico rejeitando a cloroquina como remédio contra a Covid-19.
O senador queria saber em que estudos ela se baseava porque de um modo geral as pessoas aparecem com um monte de papel dando a impressão de que estão baseados em estudos.
Yamaguchi mencionou um estudo da Fundação Ford e não conseguiu citar mais nada em defesa da cloroquina.
O senador mostrou que o estudo foi concluído em dezembro e que foi considerado sem nenhuma validade.
Yamaguchi disse que não sabia disso. Possivelmente até soubesse, mas evidentemente é a maneira como os depoentes do governo aparecem: botam a mão num monte de papéis para impressionar e blefam.
Outro momento de fake news foi quando ela disse que o Amapá tinha baixos níveis de mortalidade. Foi desmentida pelo Randolfe Rodrigues que tem os dados do Amapá, estado que representa.
Enfim, ela veio para fazer uma propaganda da cloroquina mas ficou muito evidente que não tem estudos para basear sua tese.
O problema é que a defesa da cloroquina aumentou sua influência junto ao governo Bolsonaro, garantiu um espaço na mídia, enfim um certo poder que ela agora não tem condições de dispensar.
Vai morrer defendendo a cloroquina contra a Covid-19 quando o tema já for um tema de piada geral, como por exemplo o foi numa sessão do parlamento francês.
Hoje tive um dia de podcast e longo acompanhamento da CPI. Nem posso dizer direito se o sol brilhou muito tempo ou se a água esquentou ou esfriou.
Corrigi meu vício de ver séries de madrugada. Não importa a curiosidade que despertam, às 11h30 é hora de dormir.
Prefiro filmes. Mas minha capacidade de vê-los não é maior que a produção que é muito grande. Minha capacidade de vê-los é maior do que a produção de filmes que me parecem interessantes..
Fonte: Blog do Gabeira