Continuamos discutindo a vacina mas há algo mais urgente no horizonte. A situação de Manaus é grave. O governador do Amazonas inclusive está pedindo oxigênio pois o estoque do estado se esgotou.
O que me faz sentir também que a situação é grave, para além do número de contaminados e mortos, é o fato de que pode estar circulando em Manaus uma nova variante do coronavírus.
Esta variante, que se encontra também na África do Sul, foi constatada em quatro pessoas no Japão, todas chegando de uma visita à Amazônia.
Se esse for o caso, o isolamento de Manaus por alguns dias, seria importante para todo o país. Ouvi hoje que o estado de Roraima já criou uma barreira sanitária. Mas uma só não basta.
O Ministro Pazuello está em Manaus. Não creio que ele vai se preocupar com a gravidade do caso. Faz uma visita de rotina, só para mostrar que está presente num lugar crítico.
Há alguns meses, alguns bolsonaristas diziam que Manaus já havia alcançado a imunidade de rebanho. Mais uma avaliação equivocada do quadro da pandemia.
Nos Estados Unidos, os democratas ainda tentam o impeachment de Trump. Conseguirão realizá-lo a tempo? É difícil não pela Câmara, mas pelo Senado.
Aqui no Brasil, Bolsonaro continua solidário ao seu líder, embora não possa mais lê-lo no Twitter e talvez nem no Parler, que deve sair do ar.
Ele e Trump contestam as eleições da mesma maneira Trump, assim como Bolsonaro, apesar de vencedor chegou a questionar a própria eleição.
No Congresso brasileiro há um dos mais perigosos projetos da década. Ele visa tirar o poder dos governadores sobre as PMs, deslocando-o para o governo central.
É um projeto que interessa a Bolsonaro. Ele cultiva as PMs porque acha que poderia contar com elas nos seus projetos golpistas.
Isto vai dar muita discussão.
Bolsonaro realmente se empenha em frequentar quartéis e seduzir militares de baixa patente.
Espero que a fórmula de combater esse movimento não seja demonizar as PMs mas tentar definir dentro delas um campo democrático com que se possa contar.
Os governadores já deveriam estar fazendo isto há muito tempo. Espero que a cegueira estratégica não dure mais tempo.
Fonte: Blog do Gabeira