A Human Rights Watch divulgou hoje um documento criticando amplamente o governo Bolsonaro, desde a política contra Covid-19, passando por meio ambiente e direitos humanos.
Não pode ser acusada de comunismo. O documento critica Trump e também o governo chinês, sobretudo no caso último da repressão à luta democrática e prisão de médicos e jornalistas que denunciaram a pandemia em Wuhan.
O general Pazuello afirmou hoje que a vacinação pode começar em torno do dia 20 de janeiro. Um avião decolou hoje para buscar as duas milhões de doses da vacina de Oxford na Índia. Chega sábado. Domingo a Anvisa deve autorizar emergencialmente o uso da vacina.
Aliás tenho dito aqui que é possivel começar a vacinação em janeiro com dois milhões de doses da Oxford e 6,8 milhões da Coronavac.
O problema sera a continuidade do processo. Do ponto de vista do Butantan parece que já podem fabricar cerca de um milhão de doses por dia. Creio que a Fundação Oswaldo Cruz ainda espera a chegada dos insumos. Não sei se vêm da Inglaterra ou da própria Índia.
Algumas pessoas estão comemorando o fato de que o índice de eficácia da Coronavac apenas ultrapassa os 50 por cento. Na verdade, comemoram o que?
É fundamental ter vacinas, mesmo que não tenham a mesma eficácia das usadas nos EUA e Europa.
Estamos numa situação dramática e não adianta ficar sonhando com outras saídas. Cada país tem a vacina que seus recursos financeiros e a lucidez dos dirigentes permitem.
Tocou-nos a Oxford, com 62 por cento de eficácia, e a Coronavac com 50,4. Com elas e um processo intenso de vacinação poderemos resolver nosso problema. Não há tempo a perder.
Continuo preocupado com a situação em Manaus. Nao sei se perceberam mas a existência de uma variante brasileira do coronavírus já está correndo o mundo. O primeiro ministro da Inglaterra, Boris Johnson, afirmou que fará tudo para evitar que a variante brasileira chegue ao Reino Unido.
Se não olharmos de perto da situação de Manaus, muito possivelmente a variante vai avançar pelo país e, ainda por cima, teremos mais uma vez grandes restrições aos movimentos de brasileiros no exterior.
Ontem assisti a um jogo entre Palmeiras e River Plate. Fiquei encantado com o time argentino nao apenas pelo seu futebol mas também pela sua alma. O River Plate que teve gols e pênaltis a seu favor anulados acabou sendo desclassificado.
Mas os times brasileiros deveriam ver esse jogo. Talvez percam um pouco esse ar de milionários pouco envolvidos com o resultado do jogo.
Daqui a alguns meses, a torcida voltará aos estádios. Ela certamente vai corrigir essa preguiça e frieza dos mercenários que atuam pelos nossos times.
Fonte: Blog do Gabeira