22 de julho de 2024
Tecnologia

Você costuma reiniciar seu celular?

Não? Saiba que está em risco.

Há quanto tempo você não reinicia seu celular? Faz tempo? Nunca reiniciou? Só reinicia quando há alguma atualização de segurança ou de software?

Saiba que seu dispositivo pode estar vulnerável a ataques de hackers. Um estudo recente da Agência Nacional de Segurança (NSA) recomenda que os celulares sejam reiniciados pelo menos uma vez por semana.

Essa recomendação, divulgada em um documento oficial da NSA, ajuda a mitigar a ameaça de spear-phishing. Esse tipo de ataque hacker pode resultar na instalação de programas maliciosos destinados à espionagem e coleta de dados privados, geralmente através de e-mails que aparentam ser legítimos à primeira vista.

No entanto, reiniciar o celular frequentemente não é a única medida para evitar ataques de hackers. É igualmente importante manter o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados. Além disso, desative o Bluetooth quando não estiver em uso, pois ele pode ser uma porta vulnerável para infecções.

Recomenda-se também desativar os serviços de localização quando não forem necessários e evitar o uso de redes Wi-Fi públicas.

Manter boas práticas de segurança é fundamental, pois nossos celulares contêm informações valiosas, desde aplicativos bancários até documentos pessoais, que dizem respeito somente a nós.

Bruno Cesar Oliveira

Bruno César Teixeira de Oliveira, com uma carreira sólida na gestão de riscos, compliance e prevenção a fraudes em instituições financeiras.

Bruno César Teixeira de Oliveira, com uma carreira sólida na gestão de riscos, compliance e prevenção a fraudes em instituições financeiras.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *