22 de julho de 2024
Tecnologia

A necessidade de Segurança Digital: proteja suas senhas e evite riscos

Outro dia, ao entrar no elevador do prédio onde trabalho, ouvi uma conversa entre duas pessoas. Uma delas mencionou que tinha uma fechadura eletrônica na porta de entrada do apartamento e que usava a mesma senha para acessar o aplicativo do banco, redes sociais e e-mails. Em tom de brincadeira, ela disse: “quem descobrir essa senha, acessa tudo o que eu tenho, inclusive entra em casa”.

Fiquei impressionado com a negligência em relação a questões tão importantes como a segurança da residência, sem mencionar o acesso a informações pessoais e financeiras. Esse episódio nos lembra de como as pessoas, em geral, são desorientadas quando se trata de segurança. É alarmante ver a falta de cuidado com a proteção da própria casa.

A tecnologia está aí, disponível para nos auxiliar nos mais diversos setores do nosso cotidiano. Contudo, é fundamental que saibamos usá-la com segurança e sabedoria. Do mesmo modo que a tecnologia está disponível para facilitar nossa vida, ela também pode nos tornar vulneráveis a ataques cibernéticos, fraudes e golpes.

Para evitar correr esses riscos, é essencial manter a segurança de suas credenciais, seguindo alguns passos simples que podem evitar muitos transtornos.

Nunca informe suas senhas ou tokens a terceiros, mesmo que sejam recebidos por SMS ou notificação push. Altere suas senhas com frequência e evite usar a mesma senha para vários aplicativos e dispositivos. Prefira senhas fortes, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Evite usar datas comemorativas ou importantes para você e sua família como senhas.

No caso de fechaduras eletrônicas, cofres ou terminais de autoatendimento bancário, certifique-se de que ninguém está observando enquanto você digita sua senha. Se suspeitar que alguém está tentando ver, adie a operação.

Não seja negligente com sua segurança. Há coisas que ninguém pode fazer por você, e a segurança é uma delas. Você é o principal responsável por se manter seguro, então sempre pense em como se proteger.

Proteger suas informações e sua residência não é apenas uma questão de prudência, mas de responsabilidade pessoal. Adotar hábitos seguros no uso da tecnologia é um passo essencial para garantir a tranquilidade e a segurança no seu dia a dia. Portanto, esteja sempre atento e cuide bem de suas senhas e dispositivos.

Sua segurança depende de você.

Bruno Cesar Oliveira

Bruno César Teixeira de Oliveira, com uma carreira sólida na gestão de riscos, compliance e prevenção a fraudes em instituições financeiras.

Bruno César Teixeira de Oliveira, com uma carreira sólida na gestão de riscos, compliance e prevenção a fraudes em instituições financeiras.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *