18 de abril de 2024
Colunistas Walter Navarro

O Dia 11 de abril

Muita coisa aconteceu no dia 11 de abril, desde que, no ano 491, Flávio Anastácio tornou-se imperador bizantino com o nome de Anastácio I. Aposto que, depois dessa, vocês não dormem esta noite!
Mas tem muito mais!
Em 11 de abril de 1727, aconteceu a estreia da “Paixão segundo São Mateus”, de Johann Sebastian Bach, na igreja de São Tomás, em Leipzig. Alemanha, claro.
Em 1909, Tel Aviv é fundada! Israel mesmo, só em 1948.
Em 1935, Luís Carlos Prestes chega ao Brasil, acompanhado de Olga Benário, em segredo, com passaportes falsos. Isso não vai acabar bem…
Dez anos depois, no fim da Segunda Guerra Mundial: as forças norte-americanas libertam o campo de concentração de Buchenwald.
Em 1952, na Revolução Nacional Boliviana: rebeldes tomam o Palácio Quemado. Que coisa! Agora, quem não dorme sou eu…
Mas dia 11 de abril tem datas mais interessantes e quase seguidas. Por exemplo, em 1970, aconteceu o lançamento da Apollo 13. Foi o dia em que inventaram a famosa frase: “”Houston, nós tivemos um problema”, sinônimo de f…
Em 1976, criação do computador Apple I. Em 1979, deposição do doidão ditador de Uganda, Idi Amin Dada.
Chega! Passemos às amenidades, os aniversariantes do dia 11 de abril. Em 1492, surge minha prima, Marguerite de Angoulême, rainha de Navarra.

Já em 1862, nasce, em Pindamonhangaba, Emílio Ribas, médico higienista, hoje, nome de rua em Campinas, São Paulo.
Hoje também é aniversário de Lisa Stansfield, cantora, compositora e atriz britânica e do querido Zeca Baleiro, ambos da safra de 1966.
Parabéns também, neste dia 11 de abril, a vários jogadores de futebol, começando pelo brasileiro, Ruy Cabeção; David Ducourtioux, francês; Omar Al-Ghamdi, saudita; Thabang Molefe, sul-africano; Keiji Tamada, japonês; Hernán Barcos, argentino; Lance Davids, sul-africano; Pablo Hernández, espanhol; outros dois japoneses, Yohei Toyoda e Shohei Otsuka; terminando com Lee Keun-ho, sul-coreano. Todos muito famosos!
Sei que vocês, como eu; estão interessadíssimos em saber os demais nobres nascimentos de hoje, mas a vida mata. Então, passemos aos ilustres defuntos do dia 11 de abril.
No ano de 618, morre Sui Yangdi, imperador chinês da dinastia Sui. Ui!
Saltitando séculos, serelepemente, em 1882, morre Joaquim Manuel de Macedo, escritor, teatrólogo e político. Em 1900, Bezerra de Menezes, médico, escritor e político.
Já no Século 20, bateram as botas, meu querido Jacques Prévert, poeta e roteirista francês; Waldir Calmon, pianista brasileiro; Dolores del Río, atriz mexicana; o FDP, Enver Hoxha, ditador albanês e o grande Primo Levi, químico e escritor italiano.
Para terminar com chave de platina, temos os Feriados e eventos cíclicos neste dia 11 de abril, como o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
Em Portugal, é feriado municipal em Lagoa, nos Açores. No Brasil, temos os Dias do Infectologista e da Escola de Samba, tudo a ver!
Ainda no Brasil, sopram velinhas as cidades e encruzilhadas do progresso: Guaraí, Tocantins; Tapejara, Paraná; Nova Bréscia, Rio Grande do Sul e Cafelândia, São Paulo.
Ah! Como poderia me esquecer! Hoje também é o dia do mártir do Cristianismo, Antipas de Pérgamo que, no ano de 68, foi lançado, a mando de Nero, dentro de um ardente touro de bronze vermelho.
“À noite, os cristãos levaram seu corpo intocado pelas chamas para a cidade onde foi enterrado. Sua sepultura tornou-se local de milagres e curas de doenças, principalmente aquelas relacionadas com os dentes”.

PS: Com todo o respeito, para não usar aquela palavra com f; de Anastácio I a Antipas de Pérgamo: danem-se todos. Hoje faz 22 anos que meu pai morreu, aos 77. E Nero tem culpa nenhuma. Em compensação, e muita, dia 30, minha mãe faz 90 anos.

Walter Navarro, Barbacena, 11 de Abril de 2023

Walter Navarro

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *