13 de junho de 2024
Vinhos

Vinícolas se unem para auxiliar vítimas no RS

“O texto a seguir é original do site “Brasil de Vinhos”. A sócia fundadora, Lucia Porto, gentilmente permitiu esta reprodução, o que nos deixou muito felizes.

Aqui estão os links para a matéria original, para o canal de vídeo no YouTube (não deixem de assinar) e para o Instagram:

Texto originalVinícolas se unem para auxiliar vítimas no RS

YouTubeBrasil de Vinhos

InstagramBrasil de Vinhos

Vinícolas se unem para auxiliar vítimas no RS

O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública. A enchente que afeta o estado desde o dia 27 de abril impactou 388 municípios, o que representa mais de 78% do estado. Dados do último domingo (5) divulgados pela Defesa Civil do RS apontavam mais de 80 mil desalojados e 800 mil atingidos. Até terça (7) os números subiram e já são mais de 155 mil pessoas desalojadas e 1,3 milhões de impactados. Diante desse momento tão delicado, a solidariedade vinda de todos os lugares traz um pouco de esperança. Em Porto Alegre a prefeitura abriu um cadastro para voluntários, que rapidamente atingiu o limite de 15 mil pessoas. Vemos exemplos de ONGs, ações de influenciadores e moradores com botes, todos tomando as iniciativas possíveis para ajudar quem precisa. Para as vinícolas e quem vive do vinho, no Brasil, no Rio Grande do Sul e especificamente na capital gaúcha, não está sendo diferente.

Eduardo Gastaldo, fundador da Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana, em Porto Alegre, recebeu o contato de clientes de fora do estado motivados a ajudar. A partir daí ele passou a reunir contribuições financeiras e está diariamente em busca de informações em pontos estratégicos de acolhimento junto às entidades responsáveis para entender o que é mais necessário a cada momento. Sem parar por um segundo, iniciando a segunda-feira em direção a um dos locais que precisam de socorro na capital gaúcha, Gastaldo conta como está organizando o movimento: “Perguntamos o que está faltando de mais importante e no fim do dia usamos o valor arrecadado para reunirmos esses itens e levarmos até os locais. Temos trabalhado em parceria com apreciadores de vinho no Brasil inteiro”, relata o vinhateiro. Gastaldo também busca suprir quem está indo para o resgate com combustíveis para os jet-skis de voluntários.

Um destes voluntários é Carlo de Leo, criador da micro vinícola urbana,  Cave Poseidon, de Porto Alegre: “O que estou fazendo é uma ajuda pessoal por ter experiência náutica de navegação. Estou ajudando no resgate com botes, lanchas, jet-ski, tudo que temos na mão. Cada dia vou para um lugar”. O vinhateiro já foi para Eldorado do Sul, para as ilhas da Região Metropolitana e para as avenidas Carlos Gomes e Assis Brasil em Porto Alegre. Nas imagens, vemos o resgate de pessoas e seus cachorros em Eldorado do Sul fotografado pelo próprio Carlo.

A Cantina Mincarone, também de Porto Alegre, está focando seus esforços em levar água para quem precisa. Ana Maria Mincarone encheu pipas de água de 15, de 180 e 100 litros e encaminhou para clínicas geriátricas: “Fiquei sabendo que precisavam no Lindóia, estão acolhendo quem precisa por lá. Algumas clínicas de Eldorado do Sul também precisam. São mais de dez clínicas com pessoas idosas sem um local para armazenar água”, relata. “É o que a gente pode fazer como vinhateiros. Qualquer pessoa pode levar doações, mas nós podemos colaborar enchendo nossas pipas e fermentadores com água, colocar na caminhonete e levar para as regiões que precisam”, incentiva Ana Maria. Ela e o filho Caio pretendem realizar mais ações, como vendas com valores destinados 100% às vítimas.

Diversas outras ações estão sendo tomadas por vinícolas e pessoas do mundo do vindo por todo o país, já divulgamos algumas e agora mostramos outras:

Solidariza RS

O “Solidariza RS” é a união de dez vinícolas e apoiadores em benefício das comunidades afetadas pelas enchentes no estado. A campanha busca arrecadar fundos através da venda de garrafas de vinho com 100% das receitas destinadas às instituições de ajuda na linha de frente. Cada garrafa custa R$100 e o objetivo é atingir a marca de 100 mil reais. As vinícolas participantes da campanha são: Madre Terra – Vigna in Fiori, Don Guerino Vinhos Finos, Casa Perini, Bebber, Tenuta Foppa & Ambrosi, Guatambu Estância do Vinho, Fante, Vinícola Salvattore, Ametista Espumantes e Vinhos, e Garibaldi Cooperativa Vinícola. Para contribuir, os interessados podem buscar informações no instagram “Vinhos e vinhos oficial” (@vinhosevinhosoficial).

All 4 Wine

A campanha do portal “All 4 Wine” apoia e divulga o canal oficial de doações do estado para auxiliar as vítimas das enchentes na Serra Gaúcha. A ajuda pode ser feita com doações de qualquer valor para a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38, vinculada à conta do Banrisul, garantindo que todos os recursos sejam destinados à reconstrução da infraestrutura e ao suporte humanitário necessário. O governo do estado centraliza essas doações, assegurando transparência e segurança no uso dos fundos, que serão totalmente auditados. Para contribuir, confirme que o nome da conta é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul ao realizar a transferência.

Machado & Crivelari

A Vinícola Machado & Crivelari lançou uma campanha de solidariedade chamada “Vinho Solidário” em apoio às vítimas das enchentes. Ao comprar qualquer vinho da linha Music, que inclui Moscato Giallo, Merlot e Cabernet Sauvignon, 50% do valor das vendas será destinado às famílias afetadas pela catástrofe. Cada garrafa está sendo vendida por R$90 e há a opção de adquirir uma caixa para aumentar o auxílio prestado. Para mais informações ou realizar uma compra, os interessados podem acessar o link da TWP ou utilizar o PIX CNPJ da TWP Business Ltda, 43.485.760/0001-49, para fazer doações.

EnólOgro Winewear

A loja de camisetas de vinho EnólOgro Winewear, de Campinas, São Paulo, está vendendo uma peça com a estampa “Vinho Gaúcho do Tinto ao Branco na Taça sempre um Encanto”. Todo o lucro obtido com a venda será revertido para as vítimas das enchentes. Ela pode ser adquirida clicando no link acima.

Não importa como, ajudem!

Se você conhecer alguma iniciativa para ajudar, escreva para pauta@brasildevinhos.com.br e nos conte. Ou publique em seus stories e marque @brasildevinhos – fazemos questão de compartilhar e ajudar.

CRÉDITOS: Fotos: arquivo pessoal Carlo de De Leo, Eduardo Gastaldo e Ana Maria Mincarone. Imagens promoções: reprodução Instagram.

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *