Santa Catarina: Vinhos de Boutique e Altitude

Recentemente reencontramos um antigo parceiro de nossa coluna, o sempre dinâmico Rômulo Bittencourt, da Vina Brasilis, representante dos excelentes vinhos catarinenses da Vinícola Santa Augusta.

O encontro aconteceu num almoço onde degustamos três novos vinhos da Santa Augusta, que apresento a seguir.

O Sarau Sauvignon Blanc foi uma grata surpresa, não deixando nada a dever aos sempre bons vinhos chilenos elaborados com esta casta.
A garrafa transparente permitia visualizar sua coloração amarelo claro que, na taça, mostrou reflexos esverdeados. Intensos e elegantes aromas frutados com notas de maracujá, melão, grape fruit, e goiaba. No palato mostrou uma acidez muito equilibrada e grande persistência no final de boca.
Harmonizou corretamente com o nosso prato, um risoto de limão siciliano e peixe.
A tampa de rosca é uma interessante opção simplificando sua abertura e demonstrando que os produtores estão atentos ao mercado jovem, que não tem limites quando se trata de buscar locais para degustar vinhos.
O baixo teor alcoólico, 12%, segue as tendências mundiais tornando-o muito agradável de ser consumido.

O segundo vinho degustado foi o elegante VSA Rosé, elaborado a partir de um corte de 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot.
A sedutora coloração cereja claro é uma alegria para os olhos e nos prepara para as sensações que serão desfrutadas pelos nossos outros sentidos.
No nariz apresentou um fino e delicado aroma que remetia a frutas como jabuticaba, araçá, amora e rosas.
Paladar leve e frutado que acentuava as notas destacadas na prova olfativa.
Outro acerto da Santa Augusta, dentro do modismo que cerca este tipo de vinho, jovem, descompromissado e fácil de beber.
 

O terceiro e último vinho desta simpática degustação foi um surpreendente Pinot Noir das terras altas de Santa Catarina, safra 2017!
O Maestria promete. Mesmo sabendo que havia sido engarrafado há pouco tempo e que um bom período de maturação na garrafa só acrescentaria qualidade, ele estava pronto para ser degustado, sem problemas.
Na taça, apresentou um visual vermelho rubi claro, com reflexos violáceos, com a transparência característica dos vinhos desta casta.
Ressalto que é uma das uvas de mais complexo cultivo e vinificação.
No nariz mostrou aromas frutados francos e intensos, com notas de groselha, framboesa, cassis, uva passa, ameixa e um toque mineral. No palato encontramos uma acidez muito equilibrada, boa persistência, muito harmônico, revelando toda a preocupação do Enólogo ao vinificá-lo. Parabéns!
A Vinícola Santa Augusta, fundada em 2003, nasceu do sonho de dois empresários e suas filhas, descendentes da Itália e apaixonados por vinhos. Taline e Morgana de Nardi, duas jovens empresárias que estão à frente da empresa, optaram por trabalhar dentro das regras da Biodinâmica. Em 2011 iniciaram a conversão de seus vinhedos. Um ano depois já contavam com vinhos 100% biodinâmicos, ganhando importantes prêmios e reconhecimento internacional.
A Vina Brasilis, aberta em 2012, com sede no Rio de Janeiro, é uma das poucas empresas especializadas no terroir catarinense. Distribui, com exclusividade, toda a linha da Santa Augusta, que produz, além dos vinhos tranquilos, excelentes espumantes. Dentre seus clientes encontramos alguns dos melhores restaurantes, bistrôs, lojas especializadas e renomados Chefs de cozinha.
Estes são os dados de contato:
Rômulo Bittencourt
romulo@vinabrasilis.com.br (o site está em construção)
Facebook: www.facebook.com/VinaBrasilis

Informem que souberam destes vinhos através de nossa coluna.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO MUNDO DO VINHO


Dia 21 de setembro estarei ministrando um curso de Introdução ao Mundo do Vinho, na Maison du Chef.
São poucas vagas, reserve logo a sua, pelo e-mail: cursosmaisonduchef@bol.com.br
Horário: 19:00 às 22:00
Investimento: R$ 150,00
End: Rua Siqueira Campos, 143 – lj 77 – 1º piso / Copacabana – Rio de Janeiro – RJ (ao lado da estação de metrô Siqueira Campos)
Tel: (21) 3496-6894 / WhatsApp: (21) 98079-2888
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: A Santa Augusta ainda não está no portfólio do nosso parceiro Vinho Site. Escolhemos um vinho para vocês compararem.


Gran Bosquet Rosé Côtes du Marmandais 2015 – $

Um corte de 60% Merlot e 30% pela uva autóctone Aboriou e 10% de Cabernet Franc. Possui cor brilhante com nuances de cor de groselha. Seus aromas são frescos e intensos, com notas de frutas vermelhas e grenadine. No paladar confirma as frutas vermelhas percebidas no aroma e é complementado por um bom equilíbrio entre estrutura e frescor.
Harmonização: muito versátil, combinando com perfeitamente com frutos do mar, aves e alguns tipos de embutidos.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *