Pensando nos presentes de Natal


Há muitos anos, um dos bordões mais populares nas propagandas de rádio e TV era o da Camisaria Progresso:
“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”! (compre já…)
Longe de ser uma frase original, este bom conselho, que se resume a um simples ‘não procrastine’, tem sido usado em várias facetas de nossas vidas e ajudado muito na hora de organizar e planejar.
Presentes de Natal para os amigos enófilos são sempre complicados e se deixamos para aquela correria do último minuto é a certeza que as escolhas serão limitadas e com uma alta possibilidade não agradar ao presenteado.
Ser original e não repetir o último regalo não é complicado, já que a escolha vai recair em vinho ou acessórios. Há muitas opções.
Começamos pelos acessórios, muito importantes principalmente para aqueles amigos que gostam de passar uma boa impressão.
– Saca rolhas

Existem em diversos tipos, tamanhos e acabamentos. Este, na foto, é o queridinho dos profissionais. Conhecido como Sommelier ou 2 estágios. Alguns modelos têm preços bem acessíveis.
– Aerador ou Decantador

Os aeradores vieram para ficar. São práticos, fáceis de transportar e muito eficientes. Prefira os que se adaptam na boca da garrafa.
Os Decantadores sempre terão seu lugar na adega. São caros, mas também são decorativos e sugerem que seu dono ‘sabe das coisas’. Além de aerar tão bem um vinho quanto o acessório anterior, permite que se desfrute daquela garrafa que ficou anos guardada e agora está cheia de borras.

– Taças

Qualquer apreciador de vinhos adora esta lembrança, seja ele ou ela. Há de todos os formatos, materiais e preços. As de cristal são as mais desejadas. Para não errar na escolha, prefira as de vinho tinto, são mais úteis e servem para qualquer tipo de vinho.

– Outros acessórios

Um bom enófilo precisa de outros equipamentos que nem sempre são levados em conta: panos de prato de boa qualidade; bicos corta pingos, rolhas para preservar as sobras e termômetros.
– Onde comprar?

O mercado de acessórios para enófilos cresceu muito nos últimos anos. A melhor opção é comprar ‘on line’, nos grandes magazines como Americanas, Extra e até no Mercado Livre. Mais um motivo para vocês não deixarem as compras para o último momento.
– VINHOS

Uma garrafa de vinho pode ser considerada com um presente universal, mas é preciso alguns cuidados na escolha. Os tintos sempre causam uma boa impressão, os rosados estão na moda e os brancos são apreciados pelos que realmente entendem do assunto.
Complicou?
Algumas opções são sempre acertadas. Vamos a elas:
– Cabernet Sauvignon, dê preferência aos chilenos, argentinos ou norte-americanos;
– Para ser um pouco mais ousado, que tal um bom Pinot Noir? Além dos chilenos e americanos, inclua Nova Zelândia e Austrália. Se quiser ser muito original, há bons exemplares brasileiros da região de Pinto Bandeira;
– Tintos portugueses, principalmente Douro e Alentejo. Para inovar, procure por Bairrada (Baga) e Dão (Touriga Nacional);
– Outras opções seguras para os tintos são os Malbec e Carménère. Honestamente? Estão muito manjados…
– No capítulo dos brancos, duas estrelas se destacam no nosso mercado: Sauvignon Blanc, chileno e Chardonnay argentino. Mas outro vizinho produz brancos muito bons e pouco conhecidos, o Uruguai. Seus Albarinhos estão entre os melhores.
– Espumantes são sempre bem-vindos nesta época do ano e os ‘nacionais’ estão melhores a cada dia. Só pense em importados se o presentado for alguém muito especial ou se tiver uma preferência bem conhecida. Antes do Champagne, lembrem-se dos Cava e Prosecco.
Um truque que sempre funciona e resulta em bons presentes a um custo aceitável é comprar vinho em caixa. Os descontos para este tipo de compra são bons e resolvemos 6 presentes de uma vez. Passem numa loja especializada em embalagens e escolham um bonito envelope ou caixa para a garrafa e pronto.
Saúde, bons vinhos e boas compras!
Vinho da Semana: os nossos parceiros, Vina Brasilis e Vinho Site/Casa Rio Verde já estão com boas ofertas para espumantes.

Espumantes Santa Augusta – Caixa fechada com 6 garrafas – $
(unitário)

As condições são as seguintes: Prazo de entrega 12 dd, sinal de 50%, frete a combinar.
Ligue e negocie: Vina Brasilis – Rômulo – romulo@vinabrasilis.com.br – (21) 96756-6123 / (21) 99515-1071
 
 

 
Adolfo Lona Brut Rosé – $
Aromas de frutas vermelhas como framboesa, morangos frescos e goiaba. Na boca, a elegância, o frescor e a limpidez impressionam a cada taça.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br
 

 
 
 
 


Eventos da Casa Rio Verde:
DEGUSTAÇÃO DE ESPUMANTES COM ADOLFO LONA
DATA: dia 9 (sexta-feira), às 19h30
LOCAL: Casa Rio Verde – loja da praça Marília de Dirceu, 104
Informações sobre as degustações: Tel (31) 3116-2301 ou pelo www.casarioverde.com.br


FESTIVAL LOVE WINE – VINHOS CASA RIO VERDE
Love Wine Festival – 7ª edição -Data: sábado, 10 de novembro, das 11h às 22h.
Local: Av. Professor Cristovam dos Santos 444, Belvedere
Entrada gratuita – É necessário acessar o ingresso previamente no site Sympla.
Mais informações: facebook.com/lovewinefestival


Novas turmas do ótimo Curso de Vinhos da Casa Rio Verde

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *