3 de maio de 2024
Vinhos

Mendoza 2023: dia 2

Nossa programação no segundo dia foi intensa. Visitamos três vinícolas, duas no Vale do Uco, que fica a cerca de 100 Km do centro de Mendoza.

A primeira foi uma vinícola boutique, a Família Blanco, localizada em Ugarteche, ainda em Lujan de Cyuo.

O prédio é bem simples, com algumas referências à história da família, por exemplo, as três “janelas” na fachada representam os filhos, as mulheres de um lado e os homens na outra ponta.

Sempre foram plantadores de uvas, fornecidas para outras empresas. A partir de um determinado ponto, decidiram fazer seus próprios vinhos, reservando cerca de 20% da produção de uvas.

E que vinhos!

Se dividem em 3 linhas, Mairena, Familia Blanco, um espumante e uma linha de entrada, com vinhos simples e muito agradáveis, denominados Just White Please, Just Malbec Please e Just Rose Please, que foi o primeiro vinho degustado, durante uma curta caminhada até um vinhedo.

Em seguida, visitamos as instalações da bodega, tudo em pequeno porte e muito organizada. A mesa de degustação era um encanto, com queijos, frutas secas e uma incrível redução de Bonarda, que era deliciosa.

Provamos o Mairena Sauvignon Blanc Desafio 2021, Mairena Bonarda 2018, e o Familia Blanco Blend 2017. Todos muito bons, com o Bonarda se destacando.

A próxima visita foi na imponente Bodega Monteviejo (foto de abertura), dentro do conhecido Clos de Los Siete.

Esta foi a primeira empresa a funcionar neste complexo. Em outra oportunidade, havíamos visitado a vinícola, mas saímos decepcionados: nem uma provinha dos vinhos nos foi oferecida.

Atualmente, a bodega é comandada pela filha e neta de Catherine Péré-Vergé, falecida em 2013. Quantas mudanças!

As instalações são grandiosas, tudo com muito espaço e boa organização. Imaginem que o prédio já é usado até para eventos de música.

Degustamos quatro vinhos:

Linda Flor Chardonnay 2020 – um clássico da empresa e, talvez, o melhor Chardonnay da Argentina. Vinificado ao estilo que se convencionou chamar de Californiano. Muito amanteigado, fácil de beber;

La Chouette 2020 – um blend tinto, que faz, no seu rótulo, uma homenagem a uma família de corujas que habita uma toca ao lado da porta de entrada principal. Correto;

Linda Flor Malbec 2016 – este subiu o nível, estava impecável.

Selecion Campos de Los Andes 2014 – este é um vinho elaborado por Marcelo Pelleriti, que sempre foi o Enólogo chefe da vinícola. Agora passou a função para gente mais nova e atua como consultor. Outro vinho de cinco estrelas.

Esta degustação apagou, definitivamente, a má impressão que foi deixada na visita anterior. Saímos de lá felizes e animados para o nosso almoço, que seria na fabulosa Zuccardi Piedra Infinita, que foi considerada, em 2022, como a melhor vinícola do mundo.

Espetacular!

A seguir, uma foto do restaurante, onde outras surpresas nos aguardavam.

O cardápio do dia:

Uma verdadeira orgia gastronômica. Foram servidos os seguintes vinhos:

Zuccardi Q Chardonnay 2014 – num estilo bem diferente do Linda Flor. Agradou a todos;

Poligonos Paraje Altamira Malbec 2020 – outro bom vinho desta vinícola. Harmonizou corretamente com o prato servido;

Concreto Paraje Altamira Malbec 2021 – um dos “top” da empresa. Simplesmente maravilhoso. Elaborado e maturado em tanques de concreto;

José Zuccardi Malbec 2019 – outro top da bodega. Impossível não comparar com o anterior e tentar decidir qual é o melhor. Show!

Malamado Vintage 2018 – este é um vinho de sobremesa que divide os experts. “Malamado” seria uma sigla para “Malbec elaborado a la moda de Oporto”. Ao mesmo tempo, significa que é um “enjeitado”. Deixando as paixões de lado, o vinho estava perfeito para acompanhar a sobremesa de peras.

Para fechar este texto, uma foto tirada da nossa mesa:

Semana que vem tem mais.

Saúde e bons vinhos!

CRÉDITOS:

Fotos da Zuccardi obtidas no press kit da bodega.

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *