Estereótipos


Para muitos, vinificar pode ser visto como uma arte, mas a parte mais difícil é vender o vinho. Tanto na elaboração quanto na comercialização, sofisticadas técnicas são utilizadas que vão desde como escolher o ponto de colheita ideal, passam pela minuciosa seleção de leveduras e encontram uma espécie de ponto final nas decisões sobre rótulos, garrafas e estilos de vinhos para este ou aquele mercado.
Note-se que estas técnicas não são exclusivas para a produção de vinhos. Cervejas e refrigerantes utilizam ideias similares há muito tempo.
Um dos dogmas que os vinhateiros se valem para decidir o que e como vinificar se apoia na ideia que homens e mulheres têm gostos (muito) diferentes ao escolher e degustar um vinho.
Dois estudos recentes (*) demonstraram que as diferenças são mínimas e muito sutis. As escolhas feitas pelos dois gêneros estão, muito mais, baseadas em fatores externos como preço, aparência e ocasião. O peso do tipo ou gosto do vinho é bem menor do que se imaginava. Pensar que mulheres preferem vinhos doces e que os homens escolhem tintos encorpados está se tornando um estereótipo ultrapassado.
Cada um destes estudos trilhou um caminho bem diferente. O Autor Jeffrey C. Bodington analisou, estatisticamente, os resultados de 23 diferentes concursos de vinhos, totalizando uma amostra de 900 vinhos provados.
Separou, por gênero, masculino ou feminino, as classificações originais baseadas nas notas de degustação de cada juiz e aplicou testes clássicos de correlação estatística entre os grupos obtidos. As médias e desvio padrão eram similares, demonstrando que esta diferença é inexistente ou muito difícil de ser comprovada. Em 90% dos resultados, as escolhas entre os julgadores homens ou mulheres, era a mesma.
Um segundo estudo, conduzido apenas na Califórnia, pesquisou quais as uvas preferidas por um sexo ou outro na hora de escolher um vinho. O quadro, a seguir, apresenta este resultado:

Um observador mais atento vai notar que há uma tendência aos tintos em relação aos brancos, não importando o gênero. Zinfandel branco, na verdade um rosado muito claro, é uma preferência feminina. Chardonnay, a grande uva branca para os norte-americanos, apresenta um bom equilíbrio entre os seus apreciadores de ambos sexos. Cabernet Sauvignon e Merlot reinam entre as tintas.
Há vários desdobramentos possíveis ao serem analisados estes resultados, desmontando a ideia preconcebida que que existem vinhos específicos para homens e mulheres.
Por outro lado, Alicie Feiring, autora e blogueira sobre vinhos, em um post de 2012 (**), chamou a atenção para uma importante diferença: Sommelières trabalham de forma bem diferente dos seus pares masculinos.
Estas seriam as principais diferenças:
– Mulheres tendem a reagir de forma emocional, inclusive com relação ao vinho;
– São mais conscientes com relação ao preço, evitando extorquir o cliente;
– As cartas de vinhos elaboradas por elas são muito pessoais;
Quem sabe se, numa destas pesquisas, não descobrem que são os homens quem mais apreciam os vinhos doces e os rosados?
Saúde e bons vinhos, para ele e para ela!
(*) – https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-wine-economics/article/wine-women-men-and-type-ii-error/E8D6A129DE0FEA84BAE16313180AF227
https://www.winebusiness.com/news/?go=getArticle&dataid=108156
(**) http://www.alicefeiring.com/blog/2012/07/are-some-of-the-most-interesting-wine-lists-in-nyc.html
Vinho da Semana: já pensando no final de ano, um excelente espumante da Vinícola Santa Augusta
Espumante Nature Rosé Santa Augusta – $$
Elaborado com Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (20%), Malbec (20%), Montepulciano (12,5) e Cabernet Franc (2,5%), seu visual é rosa salmão claro, seu perlage é fino, abundante e persistente. No olfato, um aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas como amora, morango e florais lembrando rosas. Na boca tem ótima acidez, é equilibrado, tem boa cremosidade, persistente e com retro-olfato agradável e frutado.
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