Espumantes Brut Nature ou Zero Dosage


Já está na hora de pensar na compra dos espumantes para as festas de fim de ano. Quanto mais cedo decidirmos, melhor, evitando atrasos na entrega e aborrecimentos de última hora, além de conseguir bons preços sejam diretamente nas lojas especializadas ou nos sites de comércio eletrônico.
Um dos modismos vigentes neste segmento é a predileção pelos espumantes rotulados como Brut Nature ou Zero Dosage, mais secos que os Brut tradicionais.
O que vem a ser, exatamente, estes novos termos?
A produção de vinhos espumantes é um pouco mais elaborada que a dos vinhos tranquilos. Há a necessidade de promover uma segunda fermentação, na garrafa (método tradicional), para que surjam as famosas bolhas (perlage) que fazem a alegria de todos.
Quando estamos falando de vinhos, fermentar significa converter o açúcar natural do mosto obtido das uvas, em álcool. Para a produção específica dos espumantes, haverá uma segunda fermentação, que é induzida através da adição de um pouco mais de leveduras e de uma solução do próprio vinho e uma determinada quantidade de açúcar. Esta mistura é chamada de Licor de Tiragem.
Ao final desta segunda fermentação, é feita a remoção dos resíduos e acrescentada uma nova solução, o Licor de Expedição, para corrigir ou adoçar o espumante.
A chave para compreender as diferenças entre os tipos de espumantes está na quantidade de açúcar que sobra ao final de todo este processo.
Teoricamente, os espumantes Nature ou Zero Dosage, não deveriam ter nenhum açúcar residual e nem receberem o Licor de Expedição. Normas adotadas pela maioria dos países produtores admitem até 3g/l de açúcar final.
Apresentamos, a seguir, uma escala com os principais tipos de espumantes:
Brut Nature – de 0 a 3 g/l de açúcar residual (ou Zero Dosage ou Pas Dosé)
Extra Brut – até 6 g/l
Brut – até 12 g/l
Extra Dry – de 12 a 17 g/l
Dry – de 17 a 32 g/l
Demi-Sec – de 32 a 50 g/l
Doux (doce) – acima de 50 g/l
Para efeitos comparativos, uma colher de açúcar tem entre 20 e 30 gramas.
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: um espumante “Zero”.
Adolfo Lona Brut Nature – $
Adolfo Lona, especialista na produção de espumantes sem licor de expedição, nos traz esse vinho de aromas refinados, com toques de pão torrado e mel. Este Nature nacional destaca-se pela complexidade, leveza e harmonia.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 
 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *