4 de julho de 2022
Vinhos

Celebrando 80 anos: “Boião de Bois” no Maria e o Boi


Um portento. Não preciso dizer que é necessário um formidável apetite para encarar esta delícia.
Para deixar os leitores atônitos, o comensal que apreciou, até o último grão de arroz, o Sr. G, era o homenageado do dia por conta dos seus bem vividos 80 anos.
Esta reunião da Diretoria estava sendo planejada há um bom tempo. Infelizmente vários fatores fora do nosso controle forçaram sucessivos adiamentos deste encontro. Mesmo assim, um dos diretores, o Sr. S, não pode comparecer.
O restaurante Maria e o Boi, em Ipanema, foi o cenário escolhido.

Abrimos os trabalhos com um excelente espumante português, o Luis Pato Baga.

A casta Baga, tinta, é a mais típica da Bairrada. Nas competentes mãos deste vinhateiro produz maravilhas. Este Brut rosado estava no ponto. Bela coloração salmonada, seco, com uma acidez refrescante, foi o par perfeito para as entradinhas: croquete cremoso de camarão e ervas frescas e uma linguiça mista de balsâmico e páprica, farofinha crocante e mostrada da casa.
Encomendamos os demais pratos: um filé de fraldinha com batata francesa (palha rústica, ervilha, cebola roxa e pancetta), Bife de Atum semi-cru com Salada Cesar grelhada (crutons rústicos e Grana Padano).

Para harmonizar, abrimos um ótimo vinho espanhol, Costers del Prior 2014, D.O.Q. Priorat, um corte de 60% Cariñena e 40% Garnacha.

Macio e fácil de beber. Notas de frutas negras maduras, alcaçuz e um pouco de tostado (9 meses em madeira). Muito estruturado com um final de boca marcante.
A harmonização mais difícil seria com o Bife de Atum, mas passou com louvor.
Terminada a refeição, ainda estávamos com sede. Escolhemos um vinho da carta para terminar o dia: Duca Della Rocca Primitivo Puglia.

Perfeito para encerrar os trabalhos, acompanhando o bolinho para celebrar o aniversário e uma mousse de doce de leite, repartida em colheradas, que estava divina.
Este vinho é elegante, com aromas de frutas vermelhas. No paladar é muito frutado e harmonioso.
Outro?
Só no próximo 80 anos de um diretor…
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: um corte de uvas portugueses e outras europeias.
What Else 2015 – $$
Cabernet Sauvignon, Castelão, Syrah e Touriga Nacional compões o corte deste vinho. Aromas de ameixa e frutas vermelhas maduras. Harmonioso, equilibrado e com toque de chocolate no final de boca. Poderoso.
Harmonização: Maminha, Queijos duros, Queijo Gouda, Pernil de cordeiro, Parrillada, Pato, Rabada.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.