Metrô de Nova York, 1963 (Foto: Jacob Harrisn / AP)
Na noite da última terça-feira, antes do início da apuração dos votos, o “The New York Times”, o jornal de maior prestígio no mundo, conferia a Hillary Clinton 90% de chances de se eleger presidente dos Estados Unidos.
À primeira hora do dia seguinte, as chances dela eram superiores a 60%. Às três horas, segundo o jornal, as chances de Donald Trump de derrotar Hillary batiam a casa dos 90%.
Àquela altura, o preço futuro do dólar em Nova York desabava, assim como o valor das ações negociadas nas bolsas asiáticas. A Globo News já dera como certa a eleição de Trump.
Ainda se passariam mais de duas horas para que a primeira agência de notícias americana, a AP, cravasse o que era fato conhecido aqui e no resto do mundo insone e em sobressalto.
Foi por prudência, cautela, medo de errar que a mídia americana demorou tanto para admitir a vitória de Trump? Não. Foi por resistir a acreditar no que via.
Não brigar com a notícia é uma das lições ensinadas nos bancos escolares a aspirantes a jornalista. Sua Excelência, O Fato, comporta muitas explicações. Ignorá-lo é suicídio. Só O Fato Novo revoga o fato consumado.
A mídia americana, mas não só, assumiu como sua principal tarefa derrotar o misógino, sexista, racista, sonegador de impostos e temerário Trump.
Compreensível que procedesse assim por meio de editoriais e de reportagens de investigação sobre personagem tão perigoso para o futuro do país e do planeta. Um homem asqueroso pelo que diz, fez e fará.
Ela, porém, não se limitou a isso. Elegeu Trump como alvo da mais gigantesca campanha de desconstrução de imagem jamais sofrida por um político em qualquer parte. E cerrou fileiras com a adversária dele.
Foi além: protegeu Hillary o quanto pôde. E fechou os olhos aos sinais que poderiam sugerir um fecho diverso para a eleição que desejava ganhar a ferro e fogo.
Feriu talvez de morte axiomas que a sustentam e legitimam, tais como a busca de isenção e equilíbrio, o principal pilar da sua credibilidade, e a oferta de visões conflitantes.
Incorreu no erro primário, elementar, de confundir o que queria que acontecesse com o que poderia acontecer. Resultado: colheu um desastre de consequências retumbantes, talvez irreparáveis.
A vitória de Trump foi só dele e dos que acreditaram em sua palavra – entre os quais as vítimas da globalização da economia.
Hábil manipulador de emoções, capaz de mentir a rodo, de mexer com os instintos mais primitivos dos eleitores e de prometer o irrealizável, Trump derrotou as pesquisas, o “establishment”, a “inteligência” e os artistas mais famosos. Derrotou a si mesmo.
A derrota da mídia, infelizmente, não foi só dela. Foi também dos que carecem de informações confiáveis para tomar decisões, orientar suas vidas ou apenas sonhar.
Doravante, como essa gente reagirá ao que lhe for oferecido por vozes tidas como autorizadas a antecipar o que está por vir e em apontar o que existe de melhor?
Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza – e, aqui, mora o perigo.
O descolamento da mídia da realidade, seja por cegueira deliberada ou acidental, seja por partidarismo ou qualquer outro interesse inconfessável, não é um fenômeno “Made in The USA”.
Tem a ver com a crise universal do jornalismo, abalado pelo surgimento de novas mídias sem compromisso com a verdade. E só faz mal à democracia e à construção de um mundo menos desigual.
FONTE: BLOG DO NOBLAT
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.