29 de abril de 2024
Saúde

Saúde bucal em dia: 4 passos para um sorriso bonito e saudável

Muita gente esquece, mas você já pensou que a saúde bucal está conectada com a saúde do corpo como um todo?

Isso porque a boca é a porta de entrada para o sistema digestivo, fazendo com que a saúde dos dentes, gengiva e língua esteja diretamente ligada a saúde geral do organismo!

Se você tem dúvidas sobre o que é saúde bucal e quais cuidados seguir para ter uma boca saudável por dentro, esse texto é para você.

Continue a leitura e entenda os 4 passos essenciais para manter a saúde da sua boca e contar com um sorriso sempre radiante!

Quais são os maiores vilões da saúde bucal?

Diariamente, milhares de bactérias circulam pela boca. Muitas delas são inofensivas e importantes para o equilíbrio do ecossistema bucal. Mas o acúmulo de bactérias e a má higiene bucal podem levar ao surgimento de microorganismos prejudiciais.

É aí que aparecem os primeiros problemas dentários e gengivais!

Por isso é essencial saber como cuidar bem dos dentes e da boca como um todo. Assim, fica mais fácil manter a boca longe dos maiores vilões da saúde da sua boca.

Quando você come, é comum que as partículas de alimentos fiquem presas entre os dentes, na linha da gengiva e na língua. As bactérias se alimentam desses restos e produzem ácidos que danificam o esmalte dentário, levando à formação de cárie no dente.

Nesses casos, é comum sentir dor e sensibilidade, especialmente ao beber ou comer alimentos ácidos, quentes, frios ou doces.

Gengivite

A falta de cuidados com a saúde bucal pode levar ao acúmulo de bactérias, criando uma película pegajosa nos dentes e na linha da gengiva. Essa substância é a placa bacteriana que, quando não tratada, pode levar à gengivite, que é a inflamação da gengiva.
Tártaro

Quando a placa bacteriana não é removida com escova de dente ou fio dental, ela endurece na superfície dental e se transforma em tártaro. Além de irritar a gengiva, essa condição pode afetar a aparência dos dentes, deixando eles amarelados ou escurecidos.
Mau hálito

Esse é um dos problemas mais temidos, principalmente pelo impacto negativo que traz na vida social, pessoal e profissional das pessoas. Ele pode ser resultado de problemas bucais, como gengivite e cárie, ou até mesmo de problemas digestivos.

Se você acha que está com mau hálito, consulte um dentista ou médico para identificar a causa. Só não esqueça de manter os cuidados com a saúde bucal para não piorar mais o seu quadro.
4 passos essenciais para manter a sua boca sempre saudável

Você está percebendo a importância da saúde bucal? Com uma rotina básica de escovação, já é possível evitar muitos problemas na sua boca!

Então pare por um segundo e tente responder:

Você está escovando seus dentes pelo menos três vezes ao dia?

Se a resposta for não, é hora de mudar seus hábitos. Mas não se preocupe, isso não será uma tarefa muito difícil, basta começar a seguir essas 4 dicas básicas:

  1. Escovação frequente

A escovação regular, sempre após as refeições, ajuda a remover a placa bacteriana. Além de prevenir o mau hálito e as doenças gengivais, esse hábito simples contribui para a remoção de manchas superficiais nos dentes, deixando seu sorriso mais bonito e radiante!

  1. Não se esqueça do fio dental

Esse é outro cuidado básico para tirar a placa bacteriana e os restos de alimentos nas áreas que a escova de dente não consegue alcançar. Basta segurar o fio dental entre os dedos e deslizar com movimentos suaves de vaivém entre os dentes.

  1. Enxaguante bucal também faz parte

Esse é um produto complementar à higiene bucal, reduzindo a quantidade de bactérias na boca e deixando um hálito super refrescante. Ele pode ser usado após a escovação e o fio dental, basta fazer um bochecho de até 1 minuto e pronto: sua boca já estará protegida!

  1. Visitas regulares ao dentista

Vale lembrar que, mesmo mantendo uma rotina de cuidados com a saúde bucal, é fundamental ir ao dentista de seis em seis meses. No consultório, você poderá fazer uma limpeza profissional, eliminando totalmente a placa bacteriana e o tártaro dos dentes.

Além disso, fica mais fácil detectar doenças gengivais, evitando que elas evoluam para uma possível gengivite ou, em casos mais graves, para uma periodontite.

Se você ainda não marcou a sua consulta, a hora é agora!

Como os cuidados com a saúde bucal influenciam na saúde do corpo?

Quando uma doença é detectada na boca, existe o risco das bactérias invadirem a corrente sanguínea e migrarem para outros órgãos do corpo.

Inclusive, algumas pesquisas já indicam que a inflamação das doenças periodontais pode afetar o sistema cardiovascular.

Você não quer chegar a esse ponto, não é mesmo?

Então é fundamental se cercar de cuidados, mantendo uma rotina de cuidados com a saúde bucal e usando produtos de qualidade nos seus dentes. Já experimentou a pasta de dente Colgate Total 12 Clean Mint?

Sua fórmula com zinco mantém os dentes limpos, previne o mau hálito e entrega 12 horas de proteção contra as bactérias. Mantenha a saúde da língua, bochechas e gengiva em dia!

Fonte: Colgate

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Nefrite

Saúde

Torcicolo

Saúde

Cuidados com a pele