18 de abril de 2024
Saúde

Dicas sobre medicamentos

Úteis na prevenção e tratamento de doenças, e no alívio de sintomas, os medicamentos também podem causar danos. Para utilizá-los é preciso cautela e ter a consciência de que o alcance dos benefícios esperados e a minimização dos riscos de danos dependem do uso correto. Por isso, para usar um medicamento procure sempre ser orientado pelo médico, dentista ou farmacêutico.

Algumas dúvidas sobre o uso de medicamentos são muito frequentes, por isso elaboramos algumas recomendações gerais para auxiliar nossos leitores, mas alertamos que é possível haver exceções e condutas específicas para cada paciente. Sempre que tiver qualquer dúvida, não se sinta constrangido em esclarecê-las com o profissional prescritor e com o farmacêutico, no momento da aquisição do medicamento.

Quando devo usar um medicamento?

Somente quando houver real necessidade e, preferencialmente, com receita feita pelo médico ou dentista. Evite a automedicação. Existem medicamentos que podem ser comercializados sem receita, como os analgésicos, antigripais, entre outros¹, mas isso não significa que eles sejam isentos de riscos e que você não precise da orientação de um profissional da área da saúde para utilizá-los. Em caso de dúvidas sobre a utilização de medicamentos, procure um farmacêutico. Toda farmácia e drogaria deve contar com esse profissional em horário integral² e você pode solicitar a orientação dele sempre que julgar necessário.

Fonte: UFMG (texto)

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *