3 de maio de 2024
Saúde

A importância de dormir bem

Por causa do aumento do uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e televisão, durante a noite, que podem influenciar a produção de melatonina, o “hormônio do sono”.

Se uma noite mal dormida já cobra “o preço” no dia seguinte, imagina um problema crônico, que pode causar graves transtornos para a saúde.

A falta de sono pode ocasionar diversos problemas, aumentando inclusive a chance de desenvolver doenças.

* Problemas imunológicos — não dormir bem aumenta o número de mediadores inflamatórios, na prática o corpo fica mais suscetível a doenças e inflamações.

* Resfriados constantes — ter um sistema imunológico comprometido significa ficar mais suscetível a doenças, pessoas com sono insuficiente chegam ter até três vezes mais resfriados do que quem dorme bem.

* Problemas no coração — a privação do sono está ligada ao aumento do risco de doenças como a hipertensão e a calcificação da artéria coronária, o que pode levar a ataques cardíacos.

* Diabetes — uma noite mal dormida aumenta a necessidade de insulina do corpo, a longo prazo a desregulação do hormônio pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

* Aumento de peso — dormir seis horas ou menos por noite está relacionado com o aumento das taxas de gordura e ganho de peso. Crianças que dormem menos também têm mais risco de desenvolver obesidade.

* Problemas de saúde mental — a privação do sono também está relacionada ao surgimento de quadros de transtorno mental, principalmente de depressão.

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Nefrite

Saúde

Torcicolo

Saúde

Cuidados com a pele