22 de junho de 2024
Saúde

A circunferência abdominal é um biomarcador de saúde e longevidade


Já é um consenso científico que o tamanho da barriga vai te informar se você tem um risco aumentado de ter ou desenvolver doenças metabólicas como diabetes e hipertensão arterial. Na verdade, essa simples medida pode prever um risco de morte precoce por qualquer causa.
Por isso, conhecer e monitorar sua circunferência abdominal crie autonomia e controle na manutenção da sua saúde e bem-estar.
A medida da #cintura que aumenta as chances de desenvolver doenças.
Para a população brasileira recomenda-se manter uma medida inferior a 80 cm nas mulheres e para os homens, uma circunferência abdominal menor que 94 cm.
Quanto maior a medida da circunferência abdominal, maior o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e mortalidade por todas as causas.
Mas note que essa referência não considera a altura das pessoas. ou seja, uma mulher de 150 cm de altura com cintura de 80 cm tem mais gordura abdominal que uma mulher de 175 cm e os mesmo 80 cm de circunferência abdominal. Você deve manter sua circunferência abdominal com valor referente a metade da sua altura, ou seja, se você tem 160 cm, seu risco de doenças e mortalidade aumenta quanto maior for sua cintura.
Por isso, além do ponto de corte, para homens e mulheres mais baixos, é importante que mantenham sua circunferência da cintura inferior à metade da sua altura.

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Amamentação

Saúde

AIDS

Saúde

Rinite

Saúde

Impinge