22 de maio de 2024
Dicas

Como dormir confortavelmente em uma noite quente – método 1

Dicas bem apropriadas para este calor maluco que estamos enfrentando. Nesta semana, mostraremos o MÉTODO 1. Na próxima, o MÉTODO 2, concluindo esta série.
Quando o tempo está quente e não há nenhum ar condicionado por perto, pode ser complicado adormecer. Felizmente, existem maneiras de se refrescar e continuar confortável o suficiente para “pegar no sono” e dormir bem.
Preparando-se para deitar

1 – Pare de exercitar-se algumas horas antes do momento de deitar. Ao fazer exercícios, você aumenta a temperatura corporal e retém calor. Não praticar atividades algumas horas antes de ir dormir dará tempo para o corpo se refrescar. Beba muita água o dia inteiro para manter-se hidratado.
2 –  Tome um banho de chuveiro ou banheira.

A água precisa estar morna e não gelada, pois o efeito pode ser contrário; a temperatura corporal subirá para combater a água quente. Em vez disso, tome um banho morno ou um pouco frio. Outra opção é mergulhar mãos e pés em água morna. As mãos e pés são os “radiadores” dos corpos humanos, ou seja, as áreas do corpo que mais tendem a esquentar. Mergulhá-las em água morna regulará a temperatura do organismo, refrescando o corpo.
3 – Encontre um local fresco e escuro para dormir e que esteja no térreo ou no porão da casa.

O calor sobe, logo, é necessário encontrar um bom local que fique mais perto do chão, como em um cômodo no andar térreo ou no porão da casa.
4 –  Substitua cobertores e edredons por cobertas mais leves.

Retire almofadas e protetores de colchão grossos (eles retêm calor), além de lençóis e edredons. Coloque cobertas mais finas e leves, como lençóis e cobertores de tecelagem de algodão na cama. Esteiras de palha ou bambu também são ótimas para manter a cama fresca durante o sono. Como elas não retêm calor, o corpo não ficará aquecido. Se desejar, é possível improvisar uma cama de esteiras de bambu no chão do quarto como alternativa à cama normal.
5 – Coloque as roupas de cama no freezer.

Pegue fronhas, lençóis e cobertas de cama e coloque-as no congelador 30 minutos antes da hora de deitar. Ao recolocá-las na cama, elas deverão ficar bem geladinhas por 30 a 40 minutos, o suficiente para pegar no sono. Não molhe a roupa de cama ou durma com lençóis e pijama molhados. Não mergulhe as meias em água fria e coloque-as ao dormir e nem coloque uma camiseta ou pijama molhado ao deitar. Trazer ou vestir algo molhado no quarto só prenderá a umidade densa no cômodo, causando desconforto.
6 –  Abra as janelas.

Uma hora antes de deitar, abra as janelas do quarto para aumentar a circulação do ar e refrescá-lo. No entanto, é recomendado fechar as janelas antes de adormecer para que o quarto não acabe esquentando devido ao ar durante a noite. A temperatura do corpo durante o sono atinge o menor ponto por volta de 3 da manhã. Nesse horário, a temperatura externa também será baixa. Caso esteja dormindo com as janelas abertas, os músculos em volta do pescoço e cabeça poderão ficar tensos de maneira involuntária devido à queda repentina de temperatura, fazendo com que você desperte. Mantenha as janelas fechadas e as cortinas bloqueando a entrada de calor no quarto durante o dia.
7 – Durma com roupas de algodão.

Apesar de ser tentador tirar toda a roupa e dormir pelado para se manter fresco, isso pode ter o efeito inverso, já que não será possível que a umidade localizada entre o corpo e a superfície da cama evapore. Por isso, o ideal é vestir um pijama de algodão e evitar tecidos sintéticos, como náilon ou seda, já que eles não permitem muita “respiração”, fazendo com que o indivíduo acabe ficando com mais calor.
8 –  Passe um pano úmido no rosto, nas mãos e nos pés.

Pegue um pano ou uma toalha úmida e coloque ao lado da cama para umidificar o rosto ou os braços durante a noite (mas não vá dormir com essas partes do corpo molhadas). Depois de aplicar o pano ao corpo, seque-o com uma toalha antes de dormir. Outra opção é adquirir toalhas especiais, que são fabricadas com um material que promove a evaporação, retendo água, mas que dá a sensação de estar seca ao toque. Ela lhe deixará refrescado sem molhar a pele.
9 – Coloque os punhos ou a parte interna dos braços sob água corrente fria por 30 segundos.

Nesses pontos, a corrente sanguínea está mais perto da superfície do corpo. Banhá-los em água fria de 30 a 60 segundos deixará o sangue mais fresco, dando a mesma sensação a todo o corpo.
N.E.: Na próxima semana, o método 2
FONTE: WIKIHOW

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *