28 de abril de 2024
Turismo

Um passeio de balão pela Capadócia

Uma experiência emocionante. (Foto: Mônica Sayão)

A Capadócia, na parte asiática da Turquia, é uma região extraordinária. Aliás, esse será o título de minha próxima coluna, onde contarei mais sobre os atrativos desse lugar incrível.

Hoje, entretanto, só falarei sobre o passeio de balão que fizemos lá. Enquanto penso na melhor maneira de descrever tal experiência, as imagens me vêm à cabeça e a emoção com elas. Posso dizer, sem dúvida, que é a região mais surpreendente, impactante e linda para o balonismo.

Chegamos à Capadócia no final de uma tarde de setembro. Então, até entrarmos no balão no dia seguinte, muito pouco tínhamos visto da região. Uma van foi nos buscar no hotel às 5h da madrugada, o que pareceu um exagero para algumas pessoas. Mas não era não, tudo é sincronizado para assistirmos ao nascer do sol a partir do céu da Capadócia.

A van nos levou a um ponto de apoio, onde um ligeiro café da manhã de boas-vindas foi servido, e depois seguirmos até o balão que terminou de ser preparado na nossa frente. Embarque feito quando um pouco de claridade se fez presente, como as fotos abaixo atestam.

Nosso balão quase pronto para embarcarmos. (Foto: Mônica Sayão)

Éramos onze pessoas fora o condutor do balão. À medida que subíamos instalou-se um silêncio sepulcral entre nós, nem mesmo exclamações eram ouvidas. A paisagem começou a ser descortinada com o aumento da claridade. Uma paisagem lunar? Acho que bem mais do que isso, porque as formas que se apresentam são mais extravagantes e únicas.

Os primeiros balões começaram a subir. (Foto: Mônica Sayão)
Chegou a nossa vez: impacto com a paisagem ao redor. (Foto: Mônica Sayão)
A surpresa com as formações rochosas, inclusive no meio da cidade de Uçhisar. (Foto: Mônica Sayão)
Os balões alternam voos mais baixo e mais altos. (Foto: Mônica Sayão)
Pode haver um certo congestionamento, mas sem stress! (Foto: Mônica Sayão)
Olhar para a paisagem ou para o céu salpicado de balões coloridos? (Foto: Mônica Sayão)

A paisagem é arrebatadora! O balão vai nos apresentando cenários diversos, todos bem singulares.

A origem dessas formações foi causada por três vulcões hoje extintos, que há milhões de anos derramaram muita lava. Assim se formou a tufa, uma rocha porosa. O resto foi esculpido pelo vento e chuva, de maneira quase incrível, ao longo do tempo.

Esse tipo de rocha não é dura, então é fácil de ser escavada. Desde tempos remotos os habitantes da região cavaram essas rochas para abrigarem suas residências, igrejas, esconderijos e local de armazenamento. E ainda hoje alguns desses espaços são usados como residências.

Durante o voo podemos ver rochas escavadas, e não são poucas. (Foto: Mônica Sayão)
Mais do voo. (Foto: Mônica Sayão)
O impressionante cenário da região. (Foto: Mônica Sayão)
Muitas formas inusitadas. (Foto: Mônica Sayão)
Me senti um drone ao sobrevoar um hotel. (Foto: Mônica Sayão)

A Capadócia tem clima muito conveniente para balonismo. É um lugar seco, chove muito pouco. Os balões funcionam durante todo o ano, mas no inverno faz bastante frio e neva, então não é a melhor época para voar.

Os voos de balão começaram na década de 1990. Como é uma atividade turística muito importante, o governo da Turquia fiscaliza as empresas que oferecem o serviço. Há um órgão governamental turco que controla os voos, dando autorização ou não para voarem, se as condições climáticas não forem boas, e isso geralmente é por causa de vento forte. Se o voo for cancelado, as empresas têm a obrigação de realocarem os passageiros ou devolverem o dinheiro dos ingressos.

O passeio de balão deve ser a primeira atividade para quem visitar a Capadócia. Se o voo for cancelado, ainda há possibilidade de voo nos dias consecutivos.

Uma das minhas imagens preferidas do percurso. (Foto: Mônica Sayão)
Pousamos após 1h de hora de voo. Nem deu para notar o tempo passar! (Foto: Mônica Sayão)

Foi uma experiência única. É, com certeza, um programa imperdível!

Mônica Sayão

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

    6 Comentários

    • Leila+Maria+Pereira+Vieira 3 de setembro de 2022

      Como foi bom recordar o passeio de balão que fizemos. Realmente inesquecível. Uma aventura! E a Capadócia, que lugar incrível! Viajar é a melhor coisa desta vida, com certeza. Beijos.

      • Mônica+Sayão 18 de setembro de 2022

        Leila querida

        A Capadócia foi um dos mais espetaculares destinos que tivemos a oportunidade de visitar.

        Obrigada! Bjs
        Mônica

    • Edwiges Chiapetta Azevedo 3 de setembro de 2022

      Realmente um cenário impactante e lindo!

    • Mônica+Sayão 18 de setembro de 2022

      Querida Edwiges.

      Esse é um destino inesquecível! Lindo e emocionante!

      Bjs
      Mônica

    • […] Passeio de balão – Para quem não leu minha coluna sobre o passeio, é só clicar aqui. […]

    • Ana Márcia Suzuki 18 de setembro de 2022

      Seguramente um cenário lindo e experiência inusitada com os balões . Um sonho meu a se realizar . As fotos nos fazem viajar sem sairmos do lugar . Parabéns Mônica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *