28 de abril de 2024
Turismo

Onde comer bem em Cascais

Vamos começar com uns camarões? Esses são do restaurante Mar do Inferno. (Foto: Mônica Sayão)

Li recentemente que muitos brasileiros dizem que vão se mudar para Portugal dependendo do resultado do segundo turno da eleição presidencial do próximo domingo. Se isso realmente acontecer, independente de qual candidato vencer, será muita gente!

Pensando na reportagem e para trazer um pouco de leveza em tempos tão polarizados, vou aqui sugerir restaurantes em Cascais, para quem se mudar ou simplesmente for passear em Portugal.

Quem me acompanha no Boletim ou no Instagram sabe do meu amor por Cascais. É amor antigo, de antes do mundo descobrir que Portugal é um pedaço do paraíso. Por esse motivo visitei essa vila encantadora inúmeras vezes, em muitas delas passando longas temporadas.

Vou listar meus lugares favoritos para uma boa refeição na cidade. Sei que com a pandemia funcionários de muitos desses restaurantes foram despedidos, assim como em hotéis, aeroportos, companhias aéreas etc. Isso foi mais uma consequência nefasta da Covid na maior parte do mundo. Digo isso porque a reabertura dos estabelecimentos por vezes segue um pouco prejudicada por falta de mão de obra qualificada como havia antes. Mas as coisas estão voltando ao lugar, para nossa alegria!

A lista abaixo não está em ordem de preferência. E escolhi os estabelecimentos próximos ao centro de Cascais, para facilitar a locomoção das pessoas. Mesmo que seja necessário pegar um Uber, será uma viagem curta.

RESTAURANTES:

1- Furnas do Quincho – localizado junto ao mar, com linda vista, é especializado em frutos do mar. Possui uma varanda coberta especialmente simpática. Sempre peço robalo no sal grosso, delicioso!

2- Mar do Inferno – também especializados em frutos do mar, está localizado ao lado da Boca do Inferno, que é um dos cartões postais de Cascais. Já fui lá tantas vezes que d. Lourdes, a proprietária e matriarca da família, me contou toda sua vida em relação ao restaurante. Uma história e tanto!

3- El Caminito – melhor carne de Cascais (é argentina!), bem no centro histórico. É uma unanimidade.

4- Taberna Clandestina – um pequeno restaurante cheio de charme e história, bem descontraído, para tapas e uns poucos pratos ótimos. Está localizado na Rua Afonso Sanches, que pertence a um pequeno conjunto de ruas do centro histórico denominado Rua Amarela (as ruas tiveram o piso pintado de amarelo). Nessa área há vários restaurantes muito legais, onde carros não trafegam e onde as mesas são dispostas na rua, com uma atmosfera super alegre e simpática.

A Taberna Clandestina está localizada numa área chamada de Rua Amarela, onde há vários restaurantes e o ambiente é bem divertido. (Foto: Mônica Sayão)

5- Mozzafiato – mais um ótimo restaurante na região da Rua Amarela. Um italiano onde seu risoto de vieiras e lima é uma unanimidade. Aliás, tudo lá é delicioso.

6- Cantinho do Avillez – com a assinatura do famoso chef José Avillez, é certeza de gastronomia portuguesa contemporânea caprichada e criativa. O chef tem 2 estrelas Michelin no currículo e vários restaurantes em Lisboa, e também um no Porto.

Cantinho do Avillez: gastronomia diferenciada em um ambiente super charmoso. (Foto: Mônica Sayão)

7- Hifen – volto sempre para pedir os mesmos camarões divinos, e com sorte, conseguir mesa na varanda com vista para a baía de Cascais, o que é uma dobradinha imbatível. Tem ambiente descontraído e simpático.

Baía de Cascais com os pitorescos barcos de pescadores. Essa é a vista do restaurante Hífen. (Foto: Mônica Sayão)

8- Terroso – culinária tradicional portuguesa, com ótima seleção de vinhos. Além de atendimento muito simpático.

9- Kappo – restaurante japonês com ambiente sofisticado e pratos surpreendentes, deliciosos e memoráveis. Vale conferir.

10- Lamassa – as massas são feitas à mão, no próprio dia. Tudo bom demais!

11- Cimas English Bar – acho que é o mais tradicional e, por assim dizer, aristocrático restaurante da região. Por lá passaram no passado famílias tradicionais portuguesas e estrangeiras, políticos e intelectuais. A culinária é excepcional assim como a carta de vinhos. Dá para imaginar que os valores sejam compatíveis com a qualidade e com a fama.

12- Local – para quem gosta de uma culinária saudável, e com preços ótimos, esse é o lugar. Fica no Mercado da Vila, onde a gente pode comprar frutas, legumes, peixes, carnes, queijos, pães, flores, tudo fresquíssimo… e encontra restaurantes como o Local e vários outros!

Há várias outras ótimas opções em Cascais. Aliás, a cada ano me surpreendo com as novidades na cena gastronômica da cidade. Mas mesmo se os restaurantes não fossem excelentes, quem resiste a essa cidade?

Cascais é irresistível, pelo menos para mim! (Foto: Mônica Sayão)

Bom apetite!

Mônica Sayão

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *