29 de abril de 2024
Turismo

Azenhas do Mar, uma preciosidade em Portugal

Essa é a imagem clássica de Azenhas do Mar, a partir do miradouro da aldeia. A piscina é de águas do mar e também há uma faixa de areia que só aparece na maré baixa.
(Foto: Mônica Sayão)

A primeira visão de Azenhas do Mar, ainda mais se o dia estiver ensolarado, é de espanto com tanta beleza. Imaginem a cena: uma pequena aldeia de casas imaculadamente brancas, encarapitadas sobre um penhasco à beira mar, onde há uma pequena praia e também uma piscina natural oceânica. Fui à Azenhas inúmeras vezes, mas nunca deixo de me surpreender com cenário tão lindo.

Azenhas do Mar pertence à Sintra e está a cerca de 40km de Lisboa, o que torna possível um bate e volta a partir da capital, ainda podendo incluir no roteiro uma visita ao Cabo de São Roca, com localização próxima. A aldeia tem cerca de 800 habitantes e sua origem não é totalmente conhecida. De certo sabemos que o local está ligado aos moinhos de água chamados de “azenhas”, que deram nome à aldeia. É dito que os primeiros moinhos podem ter sido construídos na época da ocupação moura na Península Ibérica, a partir do início do séc. VIII d.C.

Moinhos de água (azenhas), origem do nome da aldeia. (Foto: Mônicxa Sayão)

A primeira e mais importante dica é ir ao Miradouro das Azenhas do Mar. O acesso é muito simples se a pessoa estiver de carro porque a entrada é junto à estrada para a aldeia. Há estacionamento gratuito. É desse miradouro que as mais típicas e sensacionais fotos são tiradas. Uma vez estacionado ali, há escada que leva até a pequena praia e a piscina oceânica. Mas a maré tem que estar baixa, senão a gente nem vê a praia e às vezes nem a piscina.

Miradouro das Azenhas do Mar, melhor visão da aldeia. (Foto: Mônica Sayão)
Ainda no miradouro, antes de descer a escadaria que leva à piscina e à praia (quando a maré permite), e ao restaurante envidraçado logo acima da piscina. (Foto: Mônica Sayão)

De qualquer forma, maré alta ou baixa, é na parte baixa de Azenhas, junto ao mar, que se encontra o mais famoso restaurante do local, que é o Azenhas do Mar (tinha que ser esse nome?). A especialidade é obviamente frutos do mar, e isso combinado com a vista, faz dele uma opção quase imbatível.

Almocei também, em outra ocasião, no Água e Sal, já na parte alta de Azenhas. Um peixe fresquinho muito saboroso, com valores mais convidativos, foi uma boa opção também.

No mais é dar uma voltinha pelas poucas ruas de Azenhas e curtir o visual. Quem sabe esperar o pôr do sol, que é sempre mágico.

Um zoom na aldeia com suas casas branquinhas. (Foto: Mônica Sayão)
Caminhando pelas poucas ruas de Azenhas. (Foto: Mônica Sayão)

Para terminar é importante dizer que além de ir de carro, para mim sempre a melhor opção, há outro meio de transporte para quem vem de Lisboa. É pegar um trem da CP Comboios em Lisboa, na Estação do Oriente ou na Estação do Rossio (onde for mais conveniente) em direção à Sintra. Salte na penúltima parada, que é a Estação Portela de Sintra, e pegue um dos seguintes ônibus em direção a Azenhas: 440, que leva 40min, 1248, que leva 30min. É importante ter informações antes da viagem para confirmar os horários dos ônibus.

Para quem nunca foi a Azenhas do Mar, vale muito conferir.

Mônica Sayão

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *