23 de abril de 2024
Colunistas

O mais caro não dignifica necessariamente o melhor

Em geral o mais caro serve para dar uma suposta segurança aos inseguros, numa espécie de complexo de superioridade ao contrário. A pessoa sabe que não é melhor do que ninguém, não tem talento, não gosta de trabalhar, passa quem pode para trás, mente, mas é o mais rico, sabe lá Deus como muitas vezes.

A ostentação serve também para “épater les bourgeois”, uma frase em francês muito usada pelos escritores e poetas do final do século XIX. Significa chocar a burguesia, ou seja, a classe média, o povo trabalhador – sempre explorado, escravizado, desprezado e perseguido pelas elites.

Atualmente, isso está mais óbvio do que nunca dantes no quartel d’Abrantes (uma alusão à tomada, em 1807, da cidade de Abrantes, em Portugal, pelo general Junot, a mando de Napoleão, que virou Imperador, dez anos depois dos franceses, em nome da “Liberté, égalité, fraternité” , mandarem para a guilhotina o rei, a rainha e os nobres. Como se costuma dizer, plus ça change, plus c’est la même chose, que significa em tradução livre, “que quanto mais as coisas mudas, mais ficam iguais, ou “mais do mesmo””. Trocaram seis por meia dúzia e surgiu a “nobreza de Napoleão”, sem sangue azul. Junot tornou-se o Duque d’Abrantes.

Como o príncipe regente fugiu para o Brasil com toda a corte, quem perguntasse como iam as coisas, a resposta era sempre a mesma: “Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes”.

Meu avô — que entre muitas outras coisas foi campeão brasileiro de xadrez, venceu o campeão mundial cubano (de 1921 a 1927) Capablanca na única partida que jogaram, era astrônomo e, além de ensinar-me sobre estrelas, constelações, cometas e planetas, contou-me as mais lindas histórias de fadas e da mitologia grega — costumava dizer: — O que seria dos espertos se não fossem os trouxas?

Como meu bisavô era médico, meu avô começou a estudar medicina. Com a morte prematura de meu bisavô, ele teve que ir para o Exército, onde chegou ao posto de General. Vovô costumava contar que na formatura de sua antiga turma. Seus colegas levantaram o copo para brindar e um deles disse: — À saúde . Todos os outros, em coro, responderam alarmados: — À saúde NÃO!!! — À saúde NÃO. O senso de humor do meu avô me divertia muito, desde pequena.

Last but not least, você sabia que o judiciário brasileiro é o MAIS CARO entre 53 países e custou a bagatela de R$162bi em 2023?

Eu, pessoalmente admiro as coisas que não têm preço, mesmo que sejam efêmeras, como, entre tantas, um perfume de flor, um dia de sol, o brilho da lua, um gesto nobre, uma paisagem bonita, o amor de um bichinho, um sorriso, a amizade.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *