28 de abril de 2024
Colunistas Lucia Sweet

Meu coração chora

Escrevi sobre ele, tão feliz, no dia 18 de agosto. Que alegria conversar com ele, receber suas mensagens no WhatsApp. E ontem nosso queridíssimo Carlos Henrique partiu para a glória. Levou um pedaço do meu coração com ele. Nunca o esquecerei.

Post de 18 de agosto de 2022: “É com muito prazer que convido meus amigos a assistirem a esta entrevista em que o entrevistador, Dr. Miguel Angelo Padilha, e o entrevistado, Dr. Carlos Henrique Bessa — dois oftalmologistas brasileiros, dois seres humanos excepcionais, dois cientistas, dois gentlemen — discorrem sobre fatos relevantes da vida do meu querido Carlos Henrique, primo do meu marido Tomaz, que completou 102 anos de vida e foi o pioneiro no Brasil a acreditar no futuro das lentes multifocais e a trazê-las para o país; e a criar o Prêmio Varilux para estimular pesquisas em oftalmologia”.

Carlos Henrique, conta a família, foi médico de Juscelino Kubitschek, participou da 2ª Guerra Mundial, é gourmet refinado, profundo conhecedor de música clássica (alguns preferem que se diga música erudita) e que hoje, além de frequentar academia de ginástica, adora sair de barco e ir para Angra, passar fins de semana.

É um privilégio eu conviver com esses dois seres humanos, que tanto enriquecem a minha vida e a do Tomaz.

Carlos Henrique também comenta o que talvez tenha sido a maior descoberta da medicina, a cirurgia de catarata por facoemulsificação com implantes de cristalinos artificiais (até talvez agora, com a chegada da medicina robótica), e que teve a participação direta de Miguel Angelo Padilha.

Dois faróis. Com direito a conselho precioso ao final. Enjoy!!!

Link para a matéria da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

https://www.sboportal.org.br/…/entrevista-com-dr-carlos…

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *