O rei do frevo

Foto: Google – A Crítica

Moraes Moreira me deixou uma lembrança muito especial. Foi um Carnaval que passei em Recife há algumas décadas, eu e Pedro Bartholomeu, Barthô, hospedados na casa de Tereza Barbosa Lins e Mario Fernando Lins. Momentos inesquecíveis junto de amigos-irmãos a quem amarei para sempre, acima de qualquer coisa.

As festas estavam espalhadas por toda a cidade e durante todos os dias pudemos experimentar diferentes versões dos festejos.

As ladeiras da vizinha Olinda, os bonecos, os vendedores de iguarias, muita água de coco, um quebra-queixo aqui, uma tapioca doce ali, só faltava rolar ribanceira abaixo com tanta coisa de se comer. Mas meio tenso para quem prefere mais um papo reservado à sombra, sem aquele sol tórrido de esquentar a cachola. Mas e o Moraes nisso tudo?

Num dos dias o programa era visitar o Recife antigo e curtir seus bares, com suas tintas e sabores. Mas estava muito cheio.

As pessoas se acotovelavam e não sobrava uma quina de mesa sequer. Desistimos dali em busca de algo mais tranquilo.

Foi quando ouvimos o cantor ao longe. Eu não sabia se o que eu ouvia vinha de alguma caixa de som ou o quê.

Era o som de um frevo mais pacato, se é que isso existe, e logo depois uma música mais suave de embalar as paixões de Carnaval.

Não era nenhuma caixa de som, era o próprio ocupando o palco de uma de tantas praças, como se estivesse na varanda de sua casa. Sem esquemas, seguranças e parafernálias mais.

Era apenas ele tocando seu violão e cantando, enquanto casais dançavam abraçadinhos.

Não me lembro da música, mas de como ali estava tranquilo.

Em meio à fervura carnavalesca, me senti como em uma ilha de sossego. As pessoas cantavam junto as músicas como em um coro ensaiado.

Não sei o que sente um artista ao ser prestigiado e acompanhado em uníssono por um público fiel.

Mas me lembro de sentir um aconchego, um momento único, desses que a gente não se esquece e leva para a eternidade.

“Não se esqueça de mim, não desapareça! Quando a chuva começa..”.

Obrigada pelo show Moraes Moreira.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *