25 de abril de 2024
Junia Turra

O Mito da Caverna Dos Ignorantes


A criatura não tem muito conteúdo. Lê qualquer asneira no mundo virtual, dessas rápidas tipo prato feito e baixa a pomba gira nela: “caga regra como se fosse filosofo grego personificado”. O Brasil é um dos países que mais forma “filósofos”. Curso fácil de entrar. Se pagar então… Mas diz a voz do povo ou “dos povos”, que filosofar é em alemão. A turma da Sociologia e Filosofia que foi passear á là FHC em Paris, mal passou da Sorbonne com francês pobre e voltaram exaltando Nietzsche, sem sequer visitar a faculdade onde ele lecionou em alemão. Então não descobriram que o doido na Europa nunca passou de filosofo de pequena grandeza. Quem empurrou o sujeito foi o compositor Wagner.
Imagina hoje , depois do desmantelamento da Educação, graças a essa turma do FHC , o boca de godê duplo, que vai depor sobre o sitio do companheiro (dele) Lula, em Atibaia.
Dois ”doutores” dignos do país que bate recorde de analfabetismo e nível pífio do ensino superior, máquina de fazer dinheiro e diplomar ignorantes.
E é dessas milhares de faculdades particulares, sem a menor relevância, que saem as “frases feitas”.
Para a falta de argumento, basta um ar de superioridade e jogar na roda “O Mito da Caverna”. Resposta à altura dos que passam longe do conhecimento.
É a citação dos semianalfabetos que querem demonstrar serem intelectuais“.
Já começam mal – santa ignorância, Batman!
Mito ?
Jamais o termo seria esse. É o mesmo que dizer : o suspeito Polônio faz parte do bando 16 , os semimetais. Foi o casal Curie quem descobriu e isolou o Polônio que é um elemento radioativo, de vida curta.
Qualquer estudante de nível médio que teve a primeira aula de Química fica perplexo.
Não seria: “o elemento Polônio faz parte do Grupo 16, os semimetais. Foi o casal Curie que isolou o Polônio, elemento radioativo de vida curta”?
Há que imbecilizai-vos, de “Gratidão”, “Bora” ou “O Mito da Caverna”: o clichê que achardes melhor!
Que porre! E por falar nisso Monsieur Baudelaire: “Há que embriagai-vos de vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor”
Enquanto isso o repórter baiano da TV Record diz que o policial à paisana reagiu a um assalto e matou dois bandidos. E que é um absurdo: a policia orienta a não reagir. Respirem fundo! Eu jornalista, estou há horas debruçada numa ultima edição da Oxford sobre “O Pensamento de Aristóteles”.
Depois vem um mané desses, mero segurador de microfone, falar de política, economia e formar, ou melhor, deformar opinião.
https://youtu.be/YVAP0_Kf-CM

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *