Nos Acréscimos!


Olavo querido, brasileiro tem o hábito de chamar de “doutor” político semianalfabeto. Desde quando o Renan é “Doutor”? Mal fala Português!
Um advogado de certo escritório me disse certa vez que a estagiária dele entraria em contato comigo. Ela ia me informar sobre um caso para uma reportagem.
A débil mental confundia “Data Vênia” com “Data Venha”. Vênia com Tênia. Português passou longe. E o saber jurídico? Fiquei com dó do cliente. Quase indiquei um outro estagiário… melhor… claro!
Liguei para o sujeito que insistia que eu falasse com a “Doutora”. Disse que ela podia ser mestra até em artes marciais mas doutorado ali, nem por decreto! O fulano ficou indignado. Não quis me passar a informação só porque eu não chamei de Doutora a estagiária. E aí?
Pois liguei no dia seguinte, sábado, e sabia que a faxineira atenderia no escritório. E no papo reto perguntei sobre o caso, se ela tinha visto o cliente famoso.
Além de dar ótimos detalhes, pormenores e etceteras, ainda acrescentou: “a coisa ferveu e ele achou que ia dar uma relaxada ontem com a doutora fulana (a estagiária), mas a mulher dele passou no escritório. Por pouco ele não deu com os burros n’água”.
Porteiros, ascensoristas e faxineiras sabem tudo desses doutores. São doutores nos detalhes que ninguém imagina que eles sabem.
Seja do jeito que for, Doutor é quem tem doutorado. É um “título”!
Na Europa na caixa de correio vem o título. É pra poucos.
No Brasil, misturam os que conquistam por mérito com os Zé Ruela com poder e dinheiro.
Até Lula é Doutor Honoris Causa.
Tenho uma parenta “devogada”que bebe e manda e-mail com erros de Português, texto com pegada jurídica e pose de “doutora”.
A bebida, diga-se de passagem, não é responsável pela inabilidade na vida de ninguém e não garante título! Só o porre!
E dizia o meu pai, quando chamado de “Excelência” ou “Meretissimo” – “por gentileza, não me inclua no apelido comum a tantos. É soberba que não cabe a servidores do povo.”
Mas… o “Doutor” ele exigia: ” foi conquistado com esforço, estudo, reflexão e sacrifício. E eu tenho 5 titulações entre Doutorado e Pós – Doutorado”.
Certíssimo!
Meu “Dr Pai” ou Pai Dr” honrou a Toga e o povo.
Em tempo: Olavo de Carvalho não é Doutor, porque não tem Doutorado.
Mas eram tempos em que a Filosofia, a Literatura, a História estavam inseridas na sociedade.
Um autodidata pode ser mais Doutor que o Doutor, mas não será Doutor se não tiver o doutorado. Vale pra todos!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *