8 de agosto de 2022
Colunistas Junia Turra

Futebol? Sim!!!

Acho de uma ignorância atroz e de uma babaquice sem tamanho as criaturas que postam as frases de efeito, se julgando acima do bem e do mal com a seguinte afirmação: “futebol é um esporte para tolos e acompanhado por milhares de outros idiotas”. NÃO!

Futebol é um esporte que exige preparo físico e garra. É técnica, é arte. Mostra superação, fracasso. A luta até o último momento com resultados para arrancar gritos de alegria ou lágrimas de uma tristeza inexplicável. O futebol não elege pela nacionalidade, pela “cota”, ainda que uns e outros tentem estragar a festa.

Jogadores de salto alto? Os que só enxergam cifras. Os que usam o esporte para a manipulação política. Nada disso tira o brilho do esporte. Uma das invenções mais espetaculares do ser humano.

Para os que torcerem a cara, eu gostaria de lembrar que na História Antiga não existia futebol. Os gregos não tinham o esporte em seus jogos olímpicos. Dois mil anos antes de Cristo os chineses brincavam com bolas. Os incas também. Mas longe de ser futebol.

O futebol da forma como é foi criado pelos ingleses no século XIX. Da Inglaterra difundiu-se pela Europa.

Ah, você acha que é culpa do futebol o que os militares fizeram na Argentina em 1978? O país levou a Copa e antes, durante e depois torturou e assassinou barbaramente “justos e pecadores”. Mataram inclusive torcedores europeus alegando que eram terroristas. Vários documentários foram mostrados nas TVs de todo mundo. A Argentina foi campeã da Copa mas isso não amenizou as torturas ou a ditadura.

O motivo? Um povo que tinha menos de 1% de analfabetos.

Já foi divulgada a tentativa de compra de jogadores e árbitros para garantir o resultado dessa Copa a favor do Brasil. Alguém coloca as mãozinhas no fogo e duvida disso?

Mas vamos ao que interessa: Índia, África, países árabes, Cuba, Coreias do Norte e do Sul jogam futebol? Japão é exemplo de futebol?

Resumo da ópera, ditaduras, países miseráveis e até o moderno Japão não não estão com essa Bola toda naquele campo gramado.

Reveja seu ponto de vista perna de pau e deixe a bola rolar.

O mundo está pronto e não está com a menor vontade de ver o Brasil lavar sua roupinha suja durante a Copa do Mundo.

Enfiem a vontade de aparecer num saco e reclamem, protestem depois da Copa. Quem convida dá banquete.

Que o povo brasileiro não demonstre ser da mesma laia dos políticos que bancaram essa Copa de Brejo.

Imagem: Google Imagens – MKT Esportivo

No entanto, as seleções estão prontas. as torcidas também.

Que venha a Copa do Brasil! Que o Brasil se lasque, mas eu quero ver futebol, muito futebol.

author
Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.