2 de julho de 2022
Colunistas Junia Turra

Corta a luz e fecha a porta!

O Brasil continua sendo o país que mais mata no mundo. Isso foi plantado década após década com o discurso de desconstrução alinhado entre todos do PSDB, PMDB, PDT, PT . Especialmente a partir do FHC…

Vivemos acuados e com medo de sermos assaltados, roubados, mortos a todo instante nas cidades grandes. Gangs de bike roubam os celulares, ou nos rendem nos caixas eletrônicos. Somos roubados dentro de casa por prestadores de serviço que levam o que querem – um item aqui, outro ali, quando não limpam tudo.

E ainda tem o assédio. Isso mesmo. Em SP se contrata “marido de aluguel” pra passar lá na hora que chegar o prestador de serviço e posar de macho. Ou para fazer consertos básicos. Há firmas assim. O pior é que em muitas delas, esses caras fazem o mesmo.

Na Europa as crianças aprendem a se defender desde cedo. Muitas fazem defesa pessoal, e praticam esporte. A questão do assédio, do abuso psicológico é tratada na base desde o jardim de infância, pelo menos nos países de língua alemã pra cima.

Mamãe com TPM gritando com os rebentos pode acabar com um sermão da policia. E quem chama a policia? Os filhos. Vamos evoluir… E pare de tratar seu filhinho, netinho ou sobrinho como o enfeite da loja mais próxima.

Dá um gritinho, manda a sandália nele? Sério? Há coisas pavorosas hoje acontecendo nesse Brasil… Somos campeões em abuso infantil, em vício em droga lícita e ilícita na infância e na juventude, em depressão e suicídio nessa faixa etária. Há alguma coisa muito errada…

Na Europa, papai e mamãe não levam o filho de carro na escola. Vão de bike, a pé, num frio de trincar os dentes. E você aí em casa falando da Guerra na Ucrânia e desfilando verborreia sobre geopolítica e mimimi, blablabla….

A empregada vai bem? A babá ? Lá na Rússia, e no resto da Europa quem cuida de filho é pai e mãe. Ah, deixa eu te contar…

A Rússia fica no Ocidente também, só pra constar, tá? No Ocidente e no Oriente. E lá é assim. Todos iguais nesse esquema. Mulher não é empoderada e nem empoleirada em casa como santa do pau oco. Mulher de salto rachando a cara de salafrário. Pode ser? Trocando pneu, consertando motor de carro, sem dar piripaque por TPM. Praticam esporte e não é na academia. Vida ao ar livre, lavando privada. Coisa que homem faz também. Não tem empregada. Então…

A Rússia tem 70% da população em 30% do território, que fica no Ocidente, viu? Moscou, São Petersburgo… E você aí cagando no maiô e preocupado com a guerra de narrativas da Ucrânia.

Aiiin, as crianças, Aiiin…

Vamos lá debaixo do minhocão, guerreiro virtual, para contar as barracas dadas pelo bando de políticos e vai pichando a cidade, prédios de época, depois invadem e logo, se você não acordar pra vida, quem vai morar na rua é você.

author
Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.