2 de novembro de 2024
Veículos

Um BMW M5 para toda a família

Nova versão Touring do esportivo alemão é híbrida, com 727 cv de potência total, vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, leva até 1.630 litros no porta-malas, mas não será vendida no Brasil.

Sabe aquela história de que as versões SW – ou peruas – dos carros foram extintas, porque todo mundo só quer saber dos SUVs? Se não é fake news, digamos que também não condiz exatamente com a verdade. Uma prova disso é a novíssima BMW M5 Touring que você vê nessas imagens – fotos no post e vídeo, na janela acima (a narração repete este mesmo conteúdo). Ela está sendo lançada este mês na Alemanha e nos EUA e, em breve, chegará a outros países europeus. Como o M do nome indica, ela é uma versão esportiva da opção familiar do sedã grande da linha BMW, algo que os alemães sabem fazer como ninguém – vide concorrentes dessa M5, como a Audi RS6 Avant e a Mercedes-AMG E 53 (esta, menos potente). E, como suas rivais, combina todo o conforto, sofisticação e tecnologia e de um topo de linha dessas marcas com uma performance exuberante.

É claro que um modelo com essas características é pensado – e vendido – para um nicho muito específico de mercado. São consumidores que, em boa parte, realmente precisam de um “carro familiar”, em que possam tratar de rotinas como levar e buscar as crianças na escola, fazer compras, viajar de férias com toda a trupe. Mas que não abrem mão de, de vez em quando, guiar de maneira esportiva – eventualmente até em uma pista de corridas, em um trecking day – ou simplesmente acelerar a mais de 200 km/h em uma autobahn. E, cá entre nós, por melhores e mais potentes que sejam alguns SUVs atuais, nenhum deles oferece uma sensação de dirigir como esses automóveis, mais baixo, com distribuição de peso perfeita e comportamento dinâmico instigante.

E como é essa nova BMW M5 Touring?

Desta vez, a nova BMW M5 Touring é nova, mesmo – e não uma simples atualização do modelo anterior. Ela traz a mesma base mecânica de seu irmão sedã e, pela primeira vez em 40 anos de trajetória – o primeiro M5 foi lançado em 1984 (veja todas as suas gerações na foto acima) – combina um motor a explosão com outro, elétrico. O conjunto, batizado de M Hybrid, soma os esforços de um V8 de 4.4 litros com um elétrico, totalizando 727 cv de potência e quase 102 kgfm de torque, que são gerenciados por um câmbio automatizado Steptronic de 8 marchas.

Segundo a BMW, com isso – e tração que pode ser despejada nas quatro rodas –, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, atingindo até 305 km/h, se estiver equipada com o pacote M Driver opcional (e que, na prática, desativa a limitação eletrônica de 250 km/h “de série”). E quer saber de uma boa? Também segundo o fabricante, toda essa tecnologia faz com que esse foguete familiar seja capaz de rodar até 9,7 km por litro de gasolina – isso sem contar com o apoio elétrico. Usando só a eletricidade, ela pode percorrer até 67 km em ciclo urbano. Pode parecer muito, se comparado aos compactos aos quais a maioria de nós está acostumada a usar, mas é até impressionante para um superesportivo como esse.

Não vou me estender aqui na descrição de todos os itens de segurança, conforto etc. desse carro, pois a lista é imensa. Destaco apenas alguns detalhes, como sua suspensão eletrônica ajustável – que pode deixá-la macia o suficiente para não acordar o bebê no banco de trás, ou rígida o suficiente para que se possa fazer curvas em um autódromo em voltas de classificação –, rodas de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira e uma coleção de possibilidades de configurações de condução, performance e recursos diversos maior que o cardápio de qualquer restaurante popular.

Nos EUA, segundo apurei, essa BMW M5 Touring 2025 será vendida por a partir de US$ 123 mil – ou cerca de R$ 670 mil, em conversão direta. Mas nem adianta você se animar em quebrar o cofrinho (aqui, esse preço certamente seria, pelo menos, duas vezes maior) pois não há planos de trazer o carro para cá.

Fotos de divulgação

Fonte: Rebimboca Comunicação

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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