9 de agosto de 2022
Veículos

“SUVW”, família de utilitários da Volks, deve crescer em 2023

Este mês, a Volkswagen começou a divulgar fotos de uma nova versão esportiva para seu SUV médio grande Teramont, que é produzido na China e, também nos EUA – onde é chamado de Atlas. Em ambos os países, ele foi lançado em 2017, como modelo 2018, e está disponível com dois tipos de carroceria: uma, digamos, mais tradicional, e outra em estilo cupê, com a traseira descendente, semelhante à do VW Nivus produzido aqui no Brasil. Batizado de X, essa nova versão esportiva do utilitário usará essa configuração. Por que falo desse carro aqui? Chegaremos lá.

O modelo tem quase cinco metros de comprimento e oferece configurações de até sete lugares, sendo equipado com motores de quatro cilindros e 2.0 litros turbo de 220 cv (o mesmo do Jetta GLI, que a VW importa para cá) e, também, com um seis cilindros turbo 2.5 – o 530 V6, que beira os 300 cv. É com este, associado a um câmbio automático DSG de sete marchas e tração integral que o “X” chegará ao mercado.

O Atlas/Teramont tem 4,911 metros de comprimento, 1,989 m de largura, 1,729 m de altura e 2,980 m de entre-eixos e e pouco mais de duas toneladas. No álbum de família ou organograma dos SUVs da Volks global, ele fica acima do Tiguan e abaixo do Touareg – embora seja ligeiramente mais comprido que este. Isso porque o Touareg vem com motores mais fortes, é mais luxuoso e, claro custa mais caro.

E o motivo de eu estacionar ele aqui no blog hoje é ter descoberto que seu nome, como modelo, já foi registrado no INPI, aqui no Brasil, onde já poderá ser lançado como Volkswagen Atlas, tal qual é vendido nos EUA. Olhando para a atual linha de utilitários da montadora aqui, ele ficaria acima do Taos, concorrendo com modelos de porte equivalente e sete lugares, como o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8. Para isso, no entanto, terá de chegar com um preço competitivo – o que seria perfeitamente possível, caso o carro seja importado do México, com o qual nosso país mantém um acordo automotivo.

Ou seja, há uma grande possibilidade de que a família “SUVW” – nome que o marketing da Volkswagen vem usando em sua publicidade (pobre Polo…) – cresça em 2023.

Fonte: Blog Rebimboca

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.