24 de abril de 2024
Veículos

Skoda apresenta carro elétrico para rali

Há tempos integrante do grupo Volkswagen, a montadora tcheca Skoda fez (e ainda faz) fama nas provas de rali. Além de chegar na frente em várias provas e campeonatos, a marca agora largou na frente também na corrida tecnológica, apresentando o RE-X1 Kreisel (nas fotos), em parceria com a Kreisel Electric da Áustria. Baseado no modelo “normal” Fabia Rally2 evo, o foguetinho é movido exclusivamente por baterias, já está homologado pela Federação Austríaca de Automobilismo e apto a disputar provas naquele país.

O motor elétrico do carro desenvolve 260 kW – equivalentes a 353,5 cv – de potência e 61 kgfm de torque. Para comparar, o motor 1.6 turbinado a gasolina do atual Skoda Fabia Rally2 evo gera 290cv e 43,3 kgfm.

Por conta da inclusão das baterias e de toda uma nova distribuição de peso, diferente da do modelo de origem, o RE-X1 recebeu uma suspensão totalmente modificada e, também, algumas mudanças em seu monobloco.

Não sei dizer qual é a autonomia do carro, tampouco seu peso total – que, presumo, seja maior que o de seu irmão mais velho, equipado com motor a explosão. Mas não tenho dúvidas de que, em breve, modelos desse tipo se tornarão comuns nas competições de rali, sobretudo na Europa, onde a transição para energia limpa já anda bem mais adiantada.

É claro que, a partir do momento em que das linhas de produção só saírem carros elétricos, as versões a baterias utilizadas em competições não serão mais adaptações de modelos como o Fabia “tradicional”, e sim carros já projetados, desde o início, para rodarem com baterias.

Não custa lembrar que, de acordo com o que as principais montadoras de automóveis vêm divulgando nos últimos tempos, nenhuma delas pretende produzir novos carros a combustão a partir de meados da próxima década. Não faria sentido, portanto, que as pistas de competição – como as de rali, que são grande vitrines para essas marcas – mantivessem carros no padrão antigo.

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *