Em meados da década de 1990 do século passado, a VW começou a trazer modelos fabricados no México e na Alemanha para compor – e atualizar tecnologicamente – a fatia mais cara de sua linha para o nosso mercado. No topo da pirâmide estava o Passat Exclusiv VR6, que tinha um acabamento caprichado, bancos de couro e o famoso motor de seis cilindros levemente inclinados (para ocuparem menos espaço e, assim, permitirem que o bloco fosse um pouco mais curto, veja lá no final deste post) que esbanjava torque (veja a ficha técnica mais abaixo) e fazia com que o modelo fosse bem legal de dirigir. Em pouco tempo, esse Passat de terceira geração com sotaque chucrute virou sonho de consumo por aqui.
VW Passat VR6
Mas, num prazo não muito maior, começou a cair em desgraça pelo altíssimo custo de manutenção e eventual reparação. O resultado disso é que, pela primeira vez desde sua chegada ao país, a tradicional marca alemã viu um produto seu amargar uma grande depreciação para a revenda. Algo, aliás, que era comum a quase todos os importados daquela primeira safra que, em dois ou três anos, chegavam a perder 50% ou mais de seu valor. Dificuldades para conseguir peças de reposição, preços exorbitantes cobrados pelas oficinas autorizadas – que muitas vezes eram as únicas a possuírem equipamentos e peças para os serviços necessários – e, também, impostos anuais (IPVA) proporcionais aos valores de tabela transformaram o que era sonho em pesadelo para muita gente.
Hoje, é comum encontrar carros de luxo daqueles tempos largados junto às sarjetas, com muita sujeira acumulada e poucas chances de voltarem a rodar como em seus dias de glória – mais ou menos iguais a este (lá no começo do post), que eu fotografei no Rio esta semana. Vê-lo assim, além da natural melancolia de quem gosta de carros e nunca quer vê-los “morrendo”, soa para mim como um daqueles sinais inequívocos (que não deixam dúvidas) de que estou ficando velho. Isso porque, acreditem, guiei um carro igualzinho a esse vermelho aí da foto, em 1995, no autódromo de Interlagos, num evento de lançamento da então “nova linha Passat” promovido pela fábrica. E lá se vão 21 anos!
VW Passat Exclusiv VR6*
Motor:
Dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, 2.792 cc.
Potência: 174 cv (a 5.800 rpm)
Torque: 24 kgfm (a 4.200 rpm)
Motor VW VR6
Câmbio: manual de 5 marchas / automático
Freios: a disco nas 4 rodas
Peso: 1.325 kg
Aceleração: 0 a 100 km/h em 8,7 segundos
Velocidade máxima: 224 km/h
Consumo médio: (cidade/estrada) 9 km/litro
(*) dados de divulgação na época do lançamento.
FONTE: REBIMBOCA ONLINE
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.