15 de março de 2025
Veículos

Nissan dá um Play para o Kicks, que vai conviver com nova geração

Além do sucessor, inicialmente importado do México, SUV compacto vai ganhar um irmão menor, também produzido no Brasil


Não é muito comum associar carros àquela máxima dos vinhos, que melhoram com a idade, mas no caso do Kicks, esse clichê pode até fazer algum sentido. Lançado em 2016, esse SUV compacto “B” – ou seja, de porte intermediário – é hoje um dos 10 modelos mais vendidos do país e ultimamente vem batendo alguns de seus recordes pessoais de forma até surpreendente. Tanto que, às vésperas de trazer para o Brasil a próxima e atualizada versão do carro, já lançada no México, a Nissan promoveu esta semana um evento no Maracanã, no Rio (nas fotos acima), para deixar claro que seguirá produzindo o nosso atual Kicks em sua fábrica de Resende (RJ). Agora com o sobrenome Play, o carro não só conviverá aqui com seu descendente, como ganhará um irmãozinho menor, que também sairá da linha de montagem fluminense, até o começo de 2026.


O sucesso na maturidade não quer dizer que o Kicks tenha demorado a emplacar em nosso mercado. Ele sempre obteve uma colocação razoável entre os SUVs de seu porte. Ao longo do tempo, o modelo recebeu alguns bons retoques, em sua maioria, estéticos e de equipamentos, mas manteve sua essência. É relativamente simples e tem uma mecânica confiável – motor 1.6 flex de 16 válvulas aspirado, que gera até 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque (já enquadrado nas normas de emissões do Proconve L8), associado a um câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.

Um conjunto que se não proporciona a ele uma performance das mais estimulantes, dá conta do recado, faz de sua condução ser agradável e não cobra nada disso nem em consumo, nem na oficina. Já falei sobre isso nas várias matérias que fiz com esse modelo nos últimos anos. (Confira abaixo, em vídeo, a avaliação que fiz com o Kicks pouco depois de seu lançamento). E veja aqui (https://www.rebimboca.com.br/single-post/ser%C3%A1-que-o-kicks-x-play-vale-a-pena) um test-drive mais recente que fiz com sua versão X-Play.

 

O Kicks tem um desenho de carroceria original, que mesmo com mais de oito anos de estrada, costuma agradar a vários tipos de compradores. Ele é espaçoso, inclusive no porta-malas (432 litros de capacidade) e, como mencionado, tem um custo bem camarada de manutenção. E, nisso, o tempo de mercado joga a favor: você vê os carros nas ruas – mesmo os das primeiras séries – rodando inteirinhos, guiados geralmente por donos satisfeitos. E isso tudo e mais um bom custo-benefício (outra vantagem da idade), claro, contribuiu para que o modelo fosse o 10º mais vendido no Brasil no ano passado, com 60.457 unidades, mantendo também um bom valor de revenda. Vale lembrar que o Kicks foi, também, o SUV mais vendido no Rio de Janeiro em 2024, motivo pelo qual recebeu o Prêmio Prêmio RodaRio – Rede Manaus 2024.


A linha 2025 do Nissan Kicks, agora Play

E com isso chegamos à ensolarada manhã do dia 7 de fevereiro e ao estádio do Maracanã, onde a festa inclui até a inauguração da “pegada” do carro na Calçada da Fama do estádio, com sua marca de pneu colocada entre os registros, hum, pedestres dos craques boleiros Neymar e Marta (abaixo). Mas data e local foram escolhidos pela Nissan também – e principalmente – para apresentar à imprensa o… mesmo Kicks de 2024, agora rebatizado como Play (escrito no lado esquerdo inferior da tampa do porta-malas, embaixo do nome do modelo) e disponível em três versões: Active Plus, Sense e Advance Plus. E, desse modo, se comprometer com sua continuidade*.


Bom, para não dizer que o carro não mudou nada, o Kicks Play vem com rodas de liga leve aro 17 para a versão Sense. E, na Advance Plus, que passa a ser a topo de linha, vem também com equipamentos de aviso e reação a perigos de colisão, do pacote Nissan Safety Shield – que inclui um alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB). As versões estão disponíveis nas cores Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium e Vermelho Malbec e, como mimo extra, trazem um ano de assinatura gratuita do serviço de streaming de áudio da Amazon Music, no plano ilimitado, disponível para sistemas Apple e Android e pela internet.

E o preço? Bom, até o dia em que fechei este texto, 6 de fevereiro de 2025, a Nissan ainda não havia revelado este “pequeno detalhe”. Mas, baseado nos custos dos modelos 2024 do mesmo carro, e também de seus concorrentes mais próximos, intuo que ficarão entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Se começar com menos, claro, vai vender mais.

Kicks Play, no Brasil e no México também

Vale dizer que, também no México, a Nissan segue oferecendo a geração anterior do SUV, com o mesmo sobrenome Play, incluída aí sua versão híbrida e-Power – uma combinação entre motor elétrico e outro, estacionário, a gasolina, que funciona somente para gerar energia. Um sistema diferente do usado pela maioria das marcas, e que chegou a ser anunciado para o Brasil. Não sabemos, porém, se será esse um dos novos conjuntos propulsores que a marca produzirá em Resende, como parte dos R$ 2,8 bilhões que a empresa está investindo em suas instalações brasileiras. O que foi divulgado é que dali sairão nos próximos anos dois novos SUVs, além de uma nova geração de motores.

Por falar em México, veja abaixo como é a nova geração do Kicks, já vendida por lá e que chega aqui no Brasil, inicialmente importada, nos próximos meses:

Até quando o Kicks atual será fabricado no Brasil?

Manter modelos em produção por muitos anos costuma ser um ótimo negócio para as montadoras. Isso porque, para fazer um novo lançamento, elas investem um dinheirão em pesquisa, projeto, desenvolvimento, homologação, adequação da linha de montagem, marketing… E esse investimento é recuperado, claro, com as vendas do carro. Depois de algum tempo no mercado, porém, todos esses custos já foram compensados e todo o retorno obtido com a venda do modelo passa a ser lucro, aumentando a margem para a empresa. Isso permite, também, uma maior flexibilidade na hora de definir o preço do carro – o que pode ser uma grande vantagem para enfrentar a concorrência e aumentar o volume de vendas, também.

Daí que, quando um determinado modelo mantém bons números de comercialização – e para isso ele nem precisa ser um dos líderes de mercado, basta render o suficiente para dar um bom lucro –, ele provavelmente só sairá de cena quando a montadora precisar de sua linha de montagem para produzir um outro modelo que avalie como mais estratégico e rentável. E aí estão carros longevos como o Chevrolet (ex-Corsa) Classic, o Uno Mille e a VW Kombi para servirem de exemplo.

Ou seja, a resposta para o subtítulo acima vai depender dos números de venda do Kicks Play e, também, da necessidade de a Nissan usar o espaço e os recursos de sua linha de montagem na fábrica de Resende para, eventualmente, fabricar um outro carro.

Nissan Kicks foi SUVs preferido das pessoas com deficiência no Brasil em 2024

Para fecharmos o post, vale registrar que outra marca notável do veterano Kicks em 2024 foi ter sido o SUV compacto mais vendido para pessoas portadoras de deficiência – os PCDs. Ao todo foram cerca de 15.400 unidades, ou 20% do mercado no segmento. No site da Nissan, com as devidas isenções, o Kicks sai hoje por a partir de R$ 93 mil para PCDs.

Para quem não sabe, aqui no Brasil, e com toda justiça, pessoas portadoras de deficiência têm direito a isenções de impostos na compra de um carro novo. Somadas, essas isenções podem chegar a um quarto do preço de tabela, desde que esse preço seja inferior a R$ 120 mil. Isso porque, para essas pessoas, ter ou não um carro pode significar ter ou não mobilidade e autonomia pra trabalhar, estudar e outras tantas coisas básicas na vida. Para elas, carro não é luxo, mas necessidade, com elas mesmas dirigindo ou com outros assumindo o volante pra elas.

Isso felizmente, tem funcionado bem por aqui e as vendas de carros para PCDs são disputadas entre as montadoras, que comumente até produzem versões específicas dos carros para que se enquadrem na faixa de preço beneficiada pelas isenções.

fotos Marco Antônio Teixeira – Texbank Image

Fonte: Rebimboca Comunicação

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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