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Imagine uma corrida em que carros de diferentes categorias, de protótipos mais potentes e sofisticados a prosaicos modelos de “linha” com motor 1.6 aspirado e até fusca envenenado, disputam simultaneamente um lugar no pódio, durante mais de três horas e meia. Esse é mais ou menos o clima dos tradicionalíssimos 500 km de Interlagos, com largada marcada para as 15h do dia 21 próximo, no autódromo paulista. Para quem está mais acostumado a acompanhar provas de categorias únicas, como a Fórmula I, ou a Stock Car nacional – na qual todos os carros são basicamente iguais –, eis aí uma oportunidade e tanto para conhecer um lado mais, hum, plural, democrático e divertido do automobilismo.
Fusca Força Livre de Marcelo Coelho nos 500 km de Interlagos
Ao todo, serão seis classes de carros na disputa: Turismo 1.6, Turismo 2.0, Turismo Força Livre, Copa HB20, Protótipos P2 e Protótipos P3. Haverá uma premiação para o vencedor geral – ou seja, quem completar primeiro os 500 km – e, também, para cada uma das categorias isoladamente. O sistema é comum nas competições de endurance (longa duração) como a de Le Mans, a mais famosa do mundo no gênero.
Gol 2.0 de Carlos Vallone e Carlos Asciutti nos 500 km de Interlagos
E é exatamente essa mistura de configurações e performances, colocando eventualmente numa mesma reta carros que têm velocidades máximas de 180 e 320 km/h, que torna essas corridas tão perigosas, movimentadas e emocionantes. Um tremendo programão.
Em comum, todos os carros têm seus tanques de combustível limitados a 100 litros. No mais, eis as resumidamente as características de cada uma das categorias:
Turismo 1.6 – Motor de até 1.600 cc, com 8 ou 16 válvulas, pneus radiais nacionais (ou do Mercosul).
Turismo 2.0 – Motor de 2.000 cc, com preparação livre e peso mínimo de 850 kg. Pneus radiais ou slick (de corrida) de qualquer procedência.
Vectra Stock V8 de Edras Soaresi nos 500 km de Interlagos
Turismo Força Livre – Carros com chassi tubular, que podem ter motor de qualquer cilindrada. Os que utilizam motores turbinados têm de pesar no mínimo 1.000 kg e os demais 1.200 kg. Desta categoria costumam fazer parte modelos como Mitsubishi Lancer, Fiat Linea Turbo, Opala, Maverick e Stock Car V8, super envenenados.
HB20 nos 500 km de Interlagos
Turismo HB20 – Carros que disputam o campeonato criado este ano pela Hyundai, com motor 1.6 e câmbio manual de seis marchas.
P3 – Aqui estão os protótipos de corrida com motor de até 2.100 cc, aspirados de 8 válvulas e câmbio manual. Os carros devem pesar pelo menos 630 kg e podem usar pneus de competição.
P2 – Protótipos também com motores até 2.100 cc, mas com 16 válvulas. O câmbio pode ser automático sequencial (acionamento manual) e o peso do carro deve ser de, no mínimo, 650 kg.
Protótipo de Roberto Dal Pont nos 500 km de Interlagos
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