18 de abril de 2024
Veículos

Com menos enfeites, Chevrolet Spin Activ fica melhor


Esta que você vê nas fotos e no vídeo é a Chevrolet Spin Active7 2019. A minivan da GM passou por uma bela arrumada em todas as suas versões. Além da melhora no visual por fora, o carro ganhou o painel de instrumentos mais caprichado, usado no SUV Tracker e alguns outros retoques. Entre eles, uma nova calibração da transmissão automática de seis marchas – única opção para a versão Activ – que ficou um pouco mais esperta e ainda mais entrosada com o motor. Se o desempenho ainda não chega a ser emocionante, as retomadas de velocidade ficaram um pouco mais rápidas e, principalmente, passaram a exigir menos “arroubos sonoros” do motor 1.8. Além da Activ7, que como o numeral sugere, pode levar até sete pessoas a bordo, graças à terceira (e pequenina) fileira de bancos escamoteáveis, a opção de apenas cinco lugares – agora, Active5 – continua em cartaz. Confira neste post e no vídeo acima nosso test-drive com o carro.

No princípio era o exagero
Quando a Chevrolet lançou a Spin Activ, em 2015, as minivans aqui no Brasil já haviam perdido boa parte de seu mercado para os esportivos utilitários, os SUVs. Para tentar pegar carona nessa onda aventureira, que já enchia as nossas ruas de carros com estética fora-de-estrada, a nova versão trazia um pneu sobressalente dependurado do lado de fora da tampa do porta-malas, algumas faixas que faziam alusão a movimento pintadas nas laterais, para-choques com jeito enfezado e bordas de plástico nas molduras das caixas de rodas. Uma receita para tentar melhorar as vendas que, aliás, já havia sido adotada por outras marcas com as suas minivans, como a Fiat com sua Idea Adventure e a Nissan com sua Livina X-Gear. (reveja abaixo nosso test drive com a primeira Spin Active na TV Rebimboca)

Com o tempo, porém, esses modelos, com e sem a maquiagem de desbravador, saíram de linha, assim como quase todas as outras minivans, e a Spin acabou ficando sozinha no mercado em seu segmento. E, contrariando muitos prognósticos, provou que ainda havia sim demanda por aqui para uma minivan. Mais espaçosa que qualquer SUV de sua faixa de preço, ela é hoje um dos carros preferidos pelos taxistas brasileiros. E continua sendo desejada por uma pequena, mas fiel, parcela de famílias – especialmente as mais numerosas.

Chevrolet Spin 2019 e o modelo anterior | Henrique Koifman

O modelo 2019 ganhou um caprichado retoque nos faróis e na grade dianteira, que ficou bem mais harmoniosa. Houve mudança também nas lanternas traseiras e na posição da placa, que subiu para a tampa do porta-malas. E, no caso da versão Activ, a Chevrolet parece ter percebido que a Spin não precisa se parecer com a SUV para agradar os consumidores. Pelo menos foi isso que eu concluí ao me deparar com o carro que testamos.

Foi-se o desajeitado pneu pendurado na traseira, que atrapalhava manobras de estacionamento e ainda deixava a tampa do porta-malas barulhenta; foram-se as faixas adesivas coladas nas laterais. Eu até gostava delas… Por outro lado, subiram a bordo como opcionais os dois lugares extras antes exclusivos da versão LTZ e – viva! – a providencial câmera de ré passou a ser um item de série. As molduras plásticas das caixas de rodas, que além de enfeitar, protegem a lataria de pedriscos, e os bancos em tecido com acabamento diferente continuam lá. E, no teto, o rack ganhou uma espécie de arremate com jeitão de aerofólio na parte de trás. Sei lá, acho que, em termos de sensação velocidade, as faixas adesivas eram mais úteis. 😉

Beleza nem sempre põe mesa
Pessoalmente, simpatizo com essa versão Activ – agora dividida entre as opções para 5 ou 7 passageiros. Dizer que ela é mais bonita talvez seja um exagero – a beleza, cá entre nós, não é um dos melhores atributos da Spin, mesmo depois da boa plástica deste ano. Mas acho que ela ganha um ar um pouquinho mais descolado com esses seus diferenciais, que quebram seu jeitão comportado demais.

No fundo, porém, o que faz com que a Spin se mantenha mercado, muito mais do que qualquer acabamento ou acessório, é o fato de que ela é um ótimo carro, simples e honesto. Seu já um pouco defasado motor não 1.8 não chega a ser empolgante, mas garante uma performance bem satisfatória, especialmente quando trabalha em dupla com o ótimo câmbio automático de seis marchas. É boa de dirigir, extremamente prática, dócil, espaçosa e confortável. O resto é pura questão de gosto.
Motor da Chevrolet Spin Active7 2019

Spin Activ 7 2019 (dados do fabricante)

Motor:Diant. transv. flex, 4 cil em linha,
8 válvulas, taxa de compressão 12.3
Potência Máxima:
106 cv (gas)/ 111 cv (etanol)
Torque Máximo:
16,8 mkgf (gas) / 17,7 mkgf (etanol)
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 seg.
Velocidade máxima: 169 km/h
Consumo (km/l):
urbano 10,3 (gas) e 7,0 (etanol);
rodoviário 12,0 (gas) e 8,3 (etanol)
Câmbio automático de 6 velocidades
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Direção com assistência elétrica progressiva
Suspensão: ind. tipo McPherson (diant.)
Semi ind. com eixo de torção (tras.)
Rodas e pneus:195/65 R15
Dimensões (mm):
compr. 4.416,
larg. 1.735 (1.953 espelho a espelho),
alt. 1.609, dist. entre eixos 2.620.
Tanque de combustível: 53 litros
Peso em ordem de marcha: 1.186 Kg
Preço da versão avaliada: R$ 86 mil

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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