26 de fevereiro de 2024
Veículos

BYD supera Tesla em vendas de carros elétricos no mundo

Com 645.350 unidades vendidas, a chinesa BYD foi a marca mais vendida de veículos elétricos no mundo durante o primeiro semestre de 2022. São perto de 90 mil carros a mais do que o total comercializado pela segunda colocada – e, até então, líder – Tesla, representando impressionantes 315% de aumento em relação ao que obtivera no mesmo período no ano passado.

Daí você pode estar pensando: “ah, chineses, devem estar produzindo carros simples e muito baratos, por isso vendem tanto”. Não é bem assim e prova disso é que o modelo mais caro da marca – o Han EV (no alto), sobre o qual falamos aqui recentemente e cujo test-drive você pode assistir abaixo –, passou a ser também líder em sua categoria, a dos elétricos de alto luxo. Somente em junho, foram vendidas mais de 25.400 unidades do carro que, no Brasil, foi lançado em abril deste ano. Aqui, em cerca de duas semanas, todas as 50 primeiras unidades disponíveis se esgotaram, pelo nada módico preço de R$ 539.990.

Além disso, outros modelos da marca – como o também sedã Qin, que você vê abaixo e que deve ser lançado aqui no Brasil até o final deste ano – não se encaixam muito bem naquela imagem de “genérico barato” que nos acostumamos a associar a carros chineses importados para cá até pouco tempo.

Vale lembrar que a BYD já deixou de produzir modelos somente a combustão e, hoje, trabalha apenas com híbridos e puramente elétricos. E que já tem uma fábrica aqui no Brasil, de onde saem caminhões e pequenos utilitários para entregas urbanas movidos a baterias. Baterias que ela mesma produz, com tecnologia própria (a empresa também produz placas fotovoltaicas para captação de energia solar em nosso país).

Se vai ser líder por aqui, não me arrisco em dizer, mas que vai dar – ou melhor, já está dando – muito trabalho para as marcas já tradicionais em nosso mercado, não tenho a menor dúvida. E viva a concorrência.

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *