Este aí é um Toyota Bandeirante “longo” dos anos 1980. Até esta época, ele era equipado com motores a diesel da Mercedes Benz – usados em caminhões leves da marca da estrela e célebres por sua confiabilidade e resistência. Em meados dos anos 1990, a montadora passou a equipar os carros com outro motor a diesel, de sua divisão Daihatsu, importado da matriz e que era ligeiramente mais potente (106cv contra 90cv do anteiror).
A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, inaugurada no finalzinho dos anos 1950 e onde era produzido, foi a primeira da montadora fora do Japão. Até os anos 1990, ali só se fabricava este utilitário que, durante os pouco mais de 40 anos em que foi produzido (até 2001) , sofreu pouquíssimas alterações. Lançado inicialmente somente na versão curta e com capota de lona, ao longo do tempo ganhou a companhia de outras opções, como a mais longa e fechada da foto, além de picapes de cabine simples ou dupla, sempre com duas portas laterais apenas.
Toyota Bandeirante picape 1974
O jipão tinha um sistema de tração 4×4 totalmente mecânico e muito robusto, que combinava com sua suspensão “de caminhão”, com feixes de molas nas quatro rodas. Era capaz de superar alagadiços e areaias e não tinha medo de lama. Lento no asfalto, também não era dos mais confortáveis e sua estabilidade jamais foi um ponto forte. Foi o preferido entre os garimpeiros, fazendeiros e outros que tinham caminhos péssimos a percorrer em seu dia a dia.
Quando finalmente saiu de linha para dar espaço ao aumento da produção do Corola nacional, deixou uma legião de saudosistas. Tanto que, ainda hoje, Bandeirantes em bom estado são muito valorizados no mercado e relativamente fáceis (mas não muito baratos) de se consertar. Esta foto da abertura eu trouxe dos Carros do Rio (https://www.facebook.com/carrosdorio/), nosso “álbum de figurinhas de carros” no Facebook.
Abaixo, o folder com a linha Bandeirante do começo dos anos 1970, que consegui no simpático site Caminhoes Antigos do Brasil . Lá estão outros prospectos do jipe, com versões e motores diferentes, e também um bom resumo histórico.
Folder da linha Toyota no Brasil em 1974 | Internet – site Caminhões antigos do Brasil
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