O movimento antivacina aproveitou a exposição do jogador Erikson, que sofreu uma parada cardíaca, para lançar a fake news de que isto era uma consequência da vacina.
Eriksen caiu durante a partida entre Dinamarca e Finlândia. Ele é do Milan e o clube afirmou que nunca teve Covid-19 e nunca se vacinou.
Aqui no Brasil a falsa notícia foi divulgada por um conhecido blogueiro bolsonarista, Alan Santos.
É interessante destacar essa vertente do negacionismo: as falsas notícias.
O Google apresentou um relatório das notícias falsas que foram divulgadas no período. Podem ser que nem todas tenham sido de má intenção.
Mas de um modo geral, desde aquela famosa frase de Bolsonaro sobre o perigo de virar jacaré, ficou bastante claro que os seus aliados não viam bem as vacinas. Mudam o DNA das pessoas, diziam os blogs da extrema direita.
Hoje temos milhões de pessoas vacinadas no mundo e os efeitos adversos não foram tantos assim. A cada instante, parou-se de usar uma vacina para pesquisar. A Astrazeneca viveu uma parada de alguns dias por causa de coágulos. A Johnson também sofreu uma parada.
No geral, entretanto, as coisas marcham. Há pesquisas sobre possíveis efeitos no coração das vacinas da Pfizer e da Moderna. E na Europa seguem as pesquisas sobre o efeito da Astrazeneca em pessoas de mais de 60 anos.
O Exército decidiu manter um sigilo de 100 anos sobre o processo que inocentou o general Eduardo Pazuello. Não considero uma decisão inteligente. Vai ficar sempre no ar a hipótese de ter acontecido algo mais grave do que uma simples quebra da disciplina perdoada por pressão política.
É um erro que nós todos detectamos. Por que esconder 100 anos algo que é público?
Por que dar a entender que existe algo mais grave por baixo de tudo isso?
Lembram-se daquele famoso orçamento secreto? Os jornais de hoje noticiam que o deputado Domingos Neto, do Ceará, que foi o relator do projeto orçamentário, distribuiu 20 tratores numa solenidade em seu estado. A mãe do deputado é prefeita de Tauá e recebeu 10 tratores.
São tratoraços que a chamada “nova política”nos reserva e quando protestamos eles dizem: não foi nada secreto. Está tudo aí. De fato, descobrimos tudo que fazem suas inaugurações eleitoreiras.
O dia amanheceu cinzento mas o sol veio o fim da tarde. Quem sabe não teremos uma daquelas boas semanas levemente frias e com sol?
Fonte: Blog do Gabeira