Continua o trabalho de reconstituição da carnificina em Jacarezinho. As famílias estão depondo e correu também a notícia de um jovem que foi assassinado sentado numa cadeira de plástico. Tinha dormido no lugar pois foi visitar a namorada.
Será preciso compilar todos esses dados, recolher mais depoimentos para saber de fato o que houve.
Existe algo que deveria ser proibido à polícia do Rio: atirar de helicóptero. Isto não existe em lugar nenhum. A atividade aérea é de observação e troca de informações. É impossível ser preciso atirando de um helicóptero em movimento sobretudo numa comunidade povoada e com casas muito próximas entre si. Atirar de helicóptero foi uma invenção de Wilson Witzel
Hoje li uma importante reportagem sobre o Instituto Serum que produz vacinas na Índia e chegou a exportar algumas para o Brasil, aqueles dois milhões de doses da Oxford Astrazeneca.
A entrevista é do dono do Serum, Adar Poonawala ao New York Times. Ele está tendo dificuldade de atender aos pedidos da Índia e dificilmente exportará nos próximos meses. No princípio, tanto ele como a própria Índia achavam que poderia contribuir com a salvação da humanidade. Mas a situação apertou e hoje Adar passa um tempo em Londres e inclusive sofre ameaças de morte na Índia por gente que acha que não cumpre seu dever de abastecer o país com as vacinas.
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu vacinar todos os brasileiros com mais de 18 anos até o fim de 2021, Não dá. Embora algumas novas marcas de vacinas possam ser aprovadas nos próximos dias, o mercado internacional não me parece tão promissor.
A Índia sai de cena como exportadora. A China, embora não confesse, está ofendida pelas declarações irresponsáveis de Bolsonaro. No campo ocidental, resta a Pfizer que acaba de fechar um acordo de 1,5 bilhão de vacinas para a Europa. E inclusive já aumentou em R$1 bilhão o preço que o Brasil pretendia pagar pelo seu pedido de vacinas.
No momento, o que estamos vendo é uma grande dificuldade de completar a segunda vacinação . Parte dos vacinados não reapareceu; a parte que se apresenta não consegue ter a segunda dose da Coronavac.
O Ministro diz que se vacinou 17 por cento da população adulta. Os dados não batem. Ainda nem chegamos aos 10 por cento nas duas doses.
Não vejo como vacinar todos os 63,9 milhões de adultos até dezembro. Pode ser que esteja enganado, gostaria muito de estar.
Fim de semana. Apesar da abundância da oferta quase não tenho filme para ver, pois me atualizei durante a quarentena em Nazaré.
Meu Pai de Anthony Hopkins vi duas vezes parte pela extraordinária atuação dele parte pela riqueza dos detalhes no filme, riqueza no sentido de reprodução fiel de processos que muitos de nós conhecemos através da observação de amigos ou parentes que vivem esse drama,
Restam os livros, pois aqui no Rio numa semana sangrenta até o sol desapareceu.
Fonte: Blog do Gabeira