Incêndio no Hospital de Bonsucesso com três mortes. Já havia relatório sobre o perigo, desde o ano passado. Até ai, tudo familiar pois o descaso do governo com hospitais públicos é um fato antigo.
O que é uma coincidência interessante é que horas depois do incêndio o governo anunciou estudos para privatizar o SUS.
O SUS é uma conquista da sociedade brasileira. Dificilmente, um projeto desse tipo passará no Congresso.
Os americanos não tinham nenhuma proteção até que surgiu o Obamacare. Mesmo com esse sistema, algumas pessoas sairam dos hospitais com contas milionárias, na epidemia de coronavírus.
No fim da tarde, depois de muita repercussão negativa, Bolsonaro revogou o decreto e promete relançá-lo adiante. Duvido. Ele percebeu que será derrotado.
O interessante nesse hospital de Bonsucesso é que o governo tinha conhecimento de que era dominado por uma espécie de máfia. Quando Ministro, Gustavo Bebiano deu uma entrevista a Andrea Sadi mencionando exatamente esta dominação.
Na verdade, a pandemia acabou concentrando as atenções.
Mas, de qualquer forma, um relatório claro sobre perigo de incêndio há mais de um ano não permite essas vacilações. Seria muito mais econômico realizar as reformas.
Fico pensando no destino absurdo das pessoas que contraem Covid19, encontram um hospital para tratá-las e acabam morrendo porque houve um incêndio no próprio hospital.
Hoje foi o dia de sol mais brilhante dessa primavera. Acordei às seis pensando que eram 8. O verão promete. De qualquer forma, da quarentena para cá a cor da pele já é outra.
Na Europa a segunda onda resultou em lockdown na França e protestos na Itália. Vai ser um inverno difícil para eles. Os hospitais começam a ficar sobrecarregados e, por outro lado, é cada vez mais difícil confinar as pessoas.
Hoje, o general Rego Barros escreveu um artigo criticando o governo Bolsonaro. Rego Barros foi assessor de imprensa do Exército e fiz muitos trabalhos com ele. Eu respeito sua integridade e ele percebeu bem a vulgaridade do governo Bolsonaro que, realmente, não merecia sua contribuição. Vou escrever um artigo sobre os generais no goverbo e o esporte de humilhá-los tão a gosto de Bolsonaro.
Fonte: Blog do Gabeira