Escrevo com muita pressa. Estou num intervalo de uma live sobre o Pantanal.
Discutimos um projeto do BID de US$400 milhões para o Pantanal que foi abandonado, no inicio dos anos 2000.
Quase nada foi gasto. O programa tinha importantes intuições, pois destinava dinheiro para a gestão hídrica pois os rios são essenciais para a região, previa desenvolvimento sustentável, estradas parques e saneamento para as cidades.
A live envolveu deputados e senadores da região. Participei porque no passado apresentei um projeto criando a região autônoma do Pantanal regida por um comitê de Bacia do rio Paraguai.
O tema é muito vasto mas precisamos reagir, dotando os estados do Mato Grosso de uma estrutura para combater incêndios.
No caso do Mato Grosso havia dinheiro do Fundo Amazônia para criar essa estrutura. Mas Bolsonaro mandou para os ares nossa relação com os doadores, Alemanha e Noruega.
Hoje houve um incêndio no hospital de Bonsucesso. Uma interna morreu. Tinha Covid como outros doentes que foram transferidos para um hospital de campanha.
As vítimas da Covid no Brasil passam por tudo, desde o desvio de dinheiro até chamas no hospital.
A correria não me permitiu desenvolver mais temas. Essa ridícula guerra da vacina acabará no Supremo que vai tomar uma medida conciliatória. Não obriga a vacinação mas coloca restrições a quem não se vacina.
Nada disso seria tão importante assim. Haverá vacina para todo mundo? A vacina será gratuita? Se uma pessoa não vacinada quiser entrar num lugar onde todos estão vacinados, que perigo representa? Se a efetividade da vacina for apenas de 50 por cento? Mesmo assim será obrigatória?
Porisso é bom esperar dezembro quando saberemos da eficácia das vacinas. E vamos saber em quanto tempo poderemos distribuí-la?
Bolsonaro continuará sonhando com a cura. Mas Bolsonaro é apenas um obstáculo. O New York Times avaliou que Trump e Bolsonaro desarmaram a luta contra o Covid-19. Agora ele segue no seu trabalho: o alvo é a vacina, para agradar ao seu público que acha que chineses ou mesmo o Bill Gates vão nos inocular com seus vírus dominadores.
Fonte: Blog do Gabeira