Duas notícias dominam o domingo. Pelo menos até agora, pois vivemos num país de surpresas.
O Ministro Pazuello, alegando motivos de saúde, pediu para deixar o cargo. Será o fim de um longo período de erros e fracassos.
Pazuello lembra-me um pouco uma peça de Harold Pinter. Nela, os personagens principais são andarilhos que caminham com seus pobres embornais. Num certo momento, entram na cozinha de um restaurante e começam a receber pedidos de pratos sofisticados e não tem a mínima ideia de como atendê-los com seus modestos alimentos.
A diferença é que os andarilhos foram colocados ali pelo autor. Não tinham escolha. Já Pazuello poderia admitir, desde o início, que não tinha competência para aquele tipo de trabalho.
Certamente, resolveu executar a missão que lhe foi conferida. Mas às vezes é importante acentuar que, apesar de boa vontade, a tarefa transcende à nossa capacidade.
O resultado é que deverá responder a vários processos de irresponsabilidade administrativa, sobretudo aqueles que resultaram claramente em mortes, como o desastre de Manaus.
A outra notícia do dia: Gabigol, o artilheiro do Flamengo, foi encontrado com mais 200 pessoas num cassino em São Paulo. Era uma atividade clandestina, proibida pelas medidas sanitárias que vigoram nesse momento de pandemia.
É difícil entender como um jogador que ganha quase R$2 milhões por mês gaste seu tempo tentando ganhar dinheiro em jogo.
Mais difícil ainda é compreender como 200 pessoas se reúnem sem as medidas de segurança, no auge da pandemia, para uma atividade como essa.
As UTIs de São Paulo estão sobrecarregadas, as autoridades sanitárias não param de advertir que não adianta abrir novos leitos sem a cooperação popular. Não há novos leitos que consigam enfrentar o crescimento do vírus que provoca, por sua vez, recordes de mortes.
Alguns grandes ídolos do Flamengo sempre tiveram um comportamento compatível com a necessidade de preservar o prestígio do clube que tem a maior torcida do Brasil. Zico é um deles.
Verdade é que houve outros atletas bem complicados mas eles sumiram um pouco da história do clube.
Enfim são as notícias de um domingo de sol, apenas notícias num momento em que a pandemia continua sendo o tema de mais gravidade, inclusive com a o temor de que não possamos nos livrar dela nesse ano de 2021, dado o atraso do processo de vacinação e o surgimento de novas e contagiantes variáveis.
Fonte: Blog do Gabeira