Hoje é domingo e vivemos uma uma única grande notícia: a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford-AstraZeneca.
A Anvisa montou um grande espetáculo e mostrou o quanto é rigorosa nesse campo. Os ecologistas lamentam que não o seja com os agrotóxicos que estão sendo aprovados em grande escala, de forma assustadora.
A Anvisa sabia que o governo de São Paulo iria começar a vacinar. E colocou um termo de compromisso a ser assinado pelo Butantan e publicado no Diário Oficial. Isto ainda dá margem para Bolsonaro protelar um pouco.
Mas se o fizer é bobagem. As vacinas da Índia não chegam tão cedo. Li hoje que o avião que iria buscar as 20 milhões de doses corria o risco de ser detido em Mumbai.
O Brasil terá que esperar um pouco a vacinação na Índia para que a venda se faça sem grandes protestos da oposição a Modi.
Pazuello deu entrevista, como sempre, desastrosa. A primeira pessoa a ser vacinada no Brasil foi uma enfermeira negra do Emilio Ribas. Ela se chama Monica Calazans e foi voluntária na fase 3 da Coronavac. Ela tem direito à vacina, assim como todos os outros voluntários que receberam apenas placebo.
O processo já começou e agora o único obstáculo que pode detê-lo é a falta de vacinas ou de seringas e agulhas.
Parece que o Butantan conseguirá produzir um milhão de doses por dia. E mais cedo ou mais tarde chegará também a vacina da Oxford.
O carregamento com com os ingredientes ativos está na China. Parece que houve problemas burocráticos por lá.
Porisso que é bom ter relações tranquilas com todo o mundo. Vai ser preciso um pouco de diplomacia para cumprir os prazos.
Parece que a empresa AstraZenica se comprometeu a entregar num prazo determinado. O não cumprimento implica em multas pagas em doses da vacina. Mas se não mandam nem a vacinas prometidas como vão mandar as fixadas por multa?
Por negacionismo e incompetência, o governo não parece capaz de desatar esses nós. Esse processo de compra de vacinas deveria ter sido prioridade desde o meio do ano passado.
Por enquanto vamos de Coronavac. Pelo menos é a notícia que temos para o domingo.
Fonte: Blog do Gabeira