As agruras dos ‘criadores’ em duas sentenças:
1- Adesso, parla!
2- Criei um monstro!
Timothy John Berners-Lee, criador fundador e diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web e membro do conselho consultivo do Centro de Inteligência Coletiva do MIT, desde os primórdios da sua criação defendeu a inclusão digital.
Estupefato com a exclusão digital praticada pelas Big Techs- filhotes bilionários da sua criação – Tim, é enfático ao falar do seu desejo de restaurar a Ideia central da sua obra de abrangência universal : por em funcionamento uma Web descentralizada.
Atualmente ele coordena um time de desenvolvedores na formatação da plataforma Solid, uma base de resistência que visa destronar o controle das grandes corporações sobre a rede mundial de computadores (World Wide Web) a direcionando aos indivíduos.
Ao contrario dos filhotes da sua criação que impactou a internet, Timothy John Berners-Lee, não ficou milionário com ela
Artista visual. Participou da exposição Opinião 65 MAM/RJ. Propostas 66 São Paulo, sala especial “Em Busca da Essência” Bienal de São Paulo e diversas exposições individuais no Brasil e no exterior. Foi diretor dos Museus da FUNARJ, Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, diretor do Instituto Nacional de Artes Plásticas /FUNARTE e outras atividades de gestão pública em política cultural.