Passat Exclusiv VR6 1995/6
Em meados da década de 1990 do século passado, a VW começou a trazer modelos fabricados no México e na Alemanha para compor – e atualizar tecnologicamente – a fatia mais cara de sua linha para o nosso mercado. No topo da pirâmide estava o Passat Exclusiv VR6, que tinha um acabamento caprichado, bancos de couro e o famoso motor de seis cilindros levemente inclinados (para ocuparem menos espaço e, assim, permitirem que o bloco fosse um pouco mais curto, veja lá no final deste post) que esbanjava torque (veja a ficha técnica mais abaixo) e fazia com que o modelo fosse bem legal de dirigir. Em pouco tempo, esse Passat de terceira geração com sotaque chucrute virou sonho de consumo por aqui.
VW Passat VR6
Mas, num prazo não muito maior, começou a cair em desgraça pelo altíssimo custo de manutenção e eventual reparação. O resultado disso é que, pela primeira vez desde sua chegada ao país, a tradicional marca alemã viu um produto seu amargar uma grande depreciação para a revenda. Algo, aliás, que era comum a quase todos os importados daquela primeira safra que, em dois ou três anos, chegavam a perder 50% ou mais de seu valor. Dificuldades para conseguir peças de reposição, preços exorbitantes cobrados pelas oficinas autorizadas – que muitas vezes eram as únicas a possuírem equipamentos e peças para os serviços necessários – e, também, impostos anuais (IPVA) proporcionais aos valores de tabela transformaram o que era sonho em pesadelo para muita gente.
Hoje, é comum encontrar carros de luxo daqueles tempos largados junto às sarjetas, com muita sujeira acumulada e poucas chances de voltarem a rodar como em seus dias de glória – mais ou menos iguais a este (lá no começo do post), que eu fotografei no Rio esta semana. Vê-lo assim, além da natural melancolia de quem gosta de carros e nunca quer vê-los “morrendo”, soa para mim como um daqueles sinais inequívocos (que não deixam dúvidas) de que estou ficando velho. Isso porque, acreditem, guiei um carro igualzinho a esse vermelho aí da foto, em 1995, no autódromo de Interlagos, num evento de lançamento da então “nova linha Passat” promovido pela fábrica. E lá se vão 21 anos!
VW Passat Exclusiv VR6*
Motor:
Dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, 2.792 cc.
Potência: 174 cv (a 5.800 rpm)
Torque: 24 kgfm (a 4.200 rpm)
Motor VW VR6
Câmbio: manual de 5 marchas / automático
Freios: a disco nas 4 rodas
Peso: 1.325 kg
Aceleração: 0 a 100 km/h em 8,7 segundos
Velocidade máxima: 224 km/h
Consumo médio: (cidade/estrada) 9 km/litro
(*) dados de divulgação na época do lançamento.
FONTE: REBIMBOCA ONLINE

