30 de abril de 2024
Colunistas Junia Turra

Futebol? Sim!!!

Acho de uma ignorância atroz e de uma babaquice sem tamanho as criaturas que postam as frases de efeito, se julgando acima do bem e do mal com a seguinte afirmação: “futebol é um esporte para tolos e acompanhado por milhares de outros idiotas”. NÃO!

Futebol é um esporte que exige preparo físico e garra. É técnica, é arte. Mostra superação, fracasso. A luta até o último momento com resultados para arrancar gritos de alegria ou lágrimas de uma tristeza inexplicável. O futebol não elege pela nacionalidade, pela “cota”, ainda que uns e outros tentem estragar a festa.

Jogadores de salto alto? Os que só enxergam cifras. Os que usam o esporte para a manipulação política. Nada disso tira o brilho do esporte. Uma das invenções mais espetaculares do ser humano.

Para os que torcerem a cara, eu gostaria de lembrar que na História Antiga não existia futebol. Os gregos não tinham o esporte em seus jogos olímpicos. Dois mil anos antes de Cristo os chineses brincavam com bolas. Os incas também. Mas longe de ser futebol.

O futebol da forma como é foi criado pelos ingleses no século XIX. Da Inglaterra difundiu-se pela Europa.

Ah, você acha que é culpa do futebol o que os militares fizeram na Argentina em 1978? O país levou a Copa e antes, durante e depois torturou e assassinou barbaramente “justos e pecadores”. Mataram inclusive torcedores europeus alegando que eram terroristas. Vários documentários foram mostrados nas TVs de todo mundo. A Argentina foi campeã da Copa mas isso não amenizou as torturas ou a ditadura.

O motivo? Um povo que tinha menos de 1% de analfabetos.

Já foi divulgada a tentativa de compra de jogadores e árbitros para garantir o resultado dessa Copa a favor do Brasil. Alguém coloca as mãozinhas no fogo e duvida disso?

Mas vamos ao que interessa: Índia, África, países árabes, Cuba, Coreias do Norte e do Sul jogam futebol? Japão é exemplo de futebol?

Resumo da ópera, ditaduras, países miseráveis e até o moderno Japão não não estão com essa Bola toda naquele campo gramado.

Reveja seu ponto de vista perna de pau e deixe a bola rolar.

O mundo está pronto e não está com a menor vontade de ver o Brasil lavar sua roupinha suja durante a Copa do Mundo.

Enfiem a vontade de aparecer num saco e reclamem, protestem depois da Copa. Quem convida dá banquete.

Que o povo brasileiro não demonstre ser da mesma laia dos políticos que bancaram essa Copa de Brejo.

Imagem: Google Imagens – MKT Esportivo

No entanto, as seleções estão prontas. as torcidas também.

Que venha a Copa do Brasil! Que o Brasil se lasque, mas eu quero ver futebol, muito futebol.

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *