30 de abril de 2024
Vinhos

Novos enófilos são sempre bem-vindos

Uma das boas mudanças ocorridas em função da pandemia foi o aumento de apreciadores de vinhos no nosso país. Ainda não existem muitos dados a respeito, excetuando o previsível crescimento das vendas e do consumo. Inevitavelmente aumentaram as dúvidas dos neófitos.

Degustar um vinho sempre foi um ato cercado de “pompa e circunstância”, o que ainda deixa muita gente com medo de se aventurar por essas estradas. Mas não precisa ser assim. Não há nada de misterioso ou oculto e as famosas “regrinhas não escritas” são apenas pequenas adaptações de coisas que fazemos rotineiramente. Existem alguns conselhos que sempre valem à pena lembrar.

O primeiro deles é: perguntem!

Não tenham medo de questionar alguém que seja mais experiente. Enófilos são ótimos companheiros e, alguns, adoram exibir os seus conhecimentos. Aproveitem e tirem suas dúvidas.

A segunda melhor coisa que vocês podem fazer é degustar diferentes vinhos. Busquem uma direção, por exemplo, vinhos de um determinado país ou região. Outras possibilidades envolvem se dedicar a determinadas castas e apreciar suas formas de vinificação nos diferentes “terroirs” (perguntem, perguntem e perguntem…). Anotem tudo que puderem.

Há um claro objetivo neste tipo de pesquisa: definir as suas preferências. E isso é muito importante pois vai balizar as suas compras daqui em diante. Este é um dos grandes prazeres para um Enófilo: pesquisar, comprar e degustar o vinho certo no momento adequado.

Neste ponto surge uma dúvida que é clássica: as safras e o que fazer com elas?

Já foram mais importantes, quando ainda não havia tanta tecnologia envolvida e a vinificação era mais artesanal.

Hoje em dia o resultado, ano a ano, tende a ser mais parelho e as diferenças muito sutis para serem observadas por paladares ainda inexperientes (há controvérsias…).

Um bom uso para as datas estampadas nos rótulos, que indicam o ano da colheita das uvas, é saber se estamos na frente de um vinho jovem ou um maduro.

Mais um conselho que não pode passar em branco é como montar um conjunto de acessórios para suas casas. Isso inclui desde o básico sacarrolhas, passa pelas taças e pode chegar até os nem sempre usados decantadores. Apresentamos uma listinha mínima:

– sacarrolhas do tipo Sommelier;

– taças de cristal do tipo “universal” que serão usadas para todo e qualquer vinho;

– tampões do tipo “vacu-vin” ou similares para garrafas que não foram totalmente consumidas;

– um decantador médio ou um aerador. Não são exatamente intercambiáveis, mas ambos cumprem a função básica de aerar o vinho.

Por último, o famoso “rito” de degustar um vinho que contempla os nosso cinco sentidos. Há alguns anos escrevi uma ótima matéria sobre o assunto, dividia em 2 partes. Basta seguir os links:

O vinho e nossos sentidos – 1ª parte

O vinho e nossos sentidos – 2ª parte

Saúde e bons vinhos!

Foto de abertura: Pessoas, criada por marymarkevich para Freepik

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *