A Gendarmaria Nacional, polícia francesa encarregada entre outras coisas de atuar nas estradas do país, vai começar a receber em breve uma frota de 26 carrinhos azuis, novinhos, como o da foto acima. Trata-se do Alpine A110, esportivo com jeitão retrô (seu visual é baseado no dos A108 e A110 dos anos 1960/70, que deram origem também ao “nosso” Willys Interalagos de priscas eras) alma de corredor e será usado em perseguições que exijam velocidades mais altas. Entram no lugar dos também ligeiros Renault Megane RS, usado até agora.
A polícia da terra de Asterix tem tradição em manter carros rápidos em sua frota, e entre outros, já usou um antepassado do A110, o A310 (foto abaixo) para “fungar no cangote” de fugitivos. Esse tipo de recurso – modelos velozes -, aliás, é comum em muitos países da Europa e, também de outras regiões.
Em Dubai, se não me engano, há até Lamborghini patrulhando estradas. Daí, se for dirigir num lugar desses, tome cuidado com as infrações, pois o castigo pode chegar rapidinho.
Vamos à ficha técnica da nova patrulinha francesa?
Motor : 4 cilindros em linha 4, 1.798 cm3 (1.8 litros), 16 válvulas turbo, transversal, instalado entre os eixos (central).
Combustível : Gasolina
Potência : 252 cv@ 6.000 rpm
Torque : 32 kgfm @ 2.000 rpm
Tração traseira
Câmbio automático de dupla embreagem com 7 velocidades
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração: 0 a 100 km/h em 4.5 s
Dimensões (cm):
Distância entre eixos: 241.9
Comprimento: 417.8
Largura: 179.8
Altura : 125.2
Bitola dianteira: 155.6
Bitola traseira: 155.3
Volume do Porta-malas: 196 litros
Peso: 1098 kg
Coeficiente aerodinâmico (Cx) : 0.32
Freios: dianteiros com discos ventilados de 320 mm, traseiros com discos rígidos de 320 mm
Pneus e rodas: na frente, 205/40 R18, atrás 235/40 R18
Suspensão: independente com braços duplos, molas e barra anti-rolagem nas quatro rodas.
Preço: cerca de 60 mil euros (R$ 360 mil, ao câmbio de 27/1/2022)
Fonte: Blog Rebimboca
Jornalista, blogueiro e motorista amador.